A Desembargadora Gardênia Pereira Duarte tomou posse no cargo de 1ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, na manhã desta sexta-feira (04). A vaga era ocupada pelo Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo.
Eleita no dia 17 de novembro de 2021, a Mesa Diretora para o biênio 2022-2024 é integrada pelos Desembargadores Nilson Soares Castelo Branco (Presidente); Gardênia Pereira Duarte (1ª Vice-Presidente); Márcia Borges Faria (2ª Vice-Presidente); José Edivaldo Rocha Rotondano (Corregedoria Geral da Justiça); e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior (Corregedoria das Comarcas do Interior).
A cerimônia foi realizada no Fórum Ruy Barbosa e contou com a presença de membros da Corte do TJBA, autoridades públicas, familiares e convidados dos empossados, que prestigiaram a brilhante interpretação, ao vivo, do Hino Nacional pela 1ª Vice-Presidente.
“O meu compromisso primeiro é com o cidadão baiano em sua busca por Justiça. Para tanto, trabalharei com os demais integrantes da mesa diretora deste Tribunal, para cumprir este mister. O desafio é grande, mas, vontade é muita. Rogo, em tudo, a iluminação e as bençãos de Deus, do Sr do Bonfim e de toda a espiritualidade”, afirmou a 1º vice-presidente.
Conheça a trajetória da Desembargadora
A Desembargadora Gardênia Pereira Duarte graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Fez pós-graduação em Direito do Estado, na Faculdade Baiana de Direito e na Escola de Magistrados da Bahia.
Ingressou na magistratura em 1983, passando por comarcas como Monte Santo, São Felipe, Cachoeira e Salvador. Em 20 de dezembro de 2011, tornou-se Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia.
Já conquistou a Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia; o Título de Cidadã Soteropolitana, concedido pela Câmara Municipal; a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia; e a Medalha 2 de Julho.