Ir para o conteúdo

Seminário TJBA Mais Júri promove discussões sobre julgamento de crimes dolosos contra a vida; inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para participar do Seminário TJBA Mais Júri, encontro realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O evento ocorre nesta sexta-feira (23 de maio) e reúne especialistas para tratar de questões que envolvem o julgamento popular de crimes dolosos contra a vida.     

Os Juízes com atuação em processos da competência do júri foram convocados, por meio do Decreto Judiciário nº 350 de 6 de maio de 2025, a participarem na modalidade presencial, no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede da Corte baiana. Demais magistrados e servidores interessados na temática podem se inscrever para assistir ao seminário de maneira on-line, pelo canal do YouTube do Poder Judiciário da Bahia.       

 Clique aqui e inscreva-se pelo SIEC.    

A abertura do evento será feira pela Presidente do TJBA, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Cruz, são alguns dos palestrantes confirmados.  

Confira a programação (sujeita à alteração).  

Para dar mais visibilidade ao tema, o Podcast Saiba Mais da Rádio Web TJBA entrevistou o Juiz Luís Henrique de Almeida Araújo, da 3ª Vara das Garantias da Comarca de Salvador e Coordenador-Geral do TJBA Mais Júri. O episódio vai ao ar de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de maio, sempre às 8h e às 13h. Além disso, fica hospedado nos canais institucionais do Tribunal no YouTube e no Spotify.  

Clique aqui e escute a entrevista.  

O Seminário faz parte da 2ª edição do Projeto TJBA Mais Júri, instituída pelo Decreto Judiciário nº 52/2025, e está alinhada à política de atenção ao 1º Grau de Jurisdição. Nesta edição, o TJBA Mais Júri é composto por dois grupos de trabalho: o Estratégico, responsável por definir as diretrizes, os fluxos de trabalho e o monitoramento das atividades; e o Operacional, encarregado da execução dos atos judiciais. A meta do projeto é realizar mil sessões plenárias do júri neste ano.   


Texto publicado: Ascom TJBA