
O Colégio de Magistrados dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a segunda reunião do ano para votar enunciados e eleger uma nova Mesa Diretora para o período 2024-2025. O encontro, na sexta-feira (16), aconteceu no auditório do Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva, em Salvador, de forma presencial e on-line. Os 111 Juízes do Sistema dos Juizados Especiais do TJBA puderam votar entre oito propostas de enunciados e cinco candidatos para a Mesa Diretora.
Ao final da reunião, seis enunciados foram aprovados e a nova Mesa Diretora escolhida. Para a Desembargadora Ivete Caldas – Presidente do Colégio de Magistrados –, “o processo transcorreu de forma normal e satisfatória, conseguindo a realização de dois eventos com edital publicado previamente. Tendo uma presença considerável de magistrados e magistradas”, ressaltou. A Desembargadora, ainda, prestou homenagem e solidariedade à Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, pelo falecimento de sua genitora, Maria Celina Pina Resende.

Os Juízes eleitos para a Mesa Diretora 2024-2025 foram empossados: Mariana Teixeira Lopes, Jaqueline Moreira Kruschewsky e Matheus Martins Moitinho (Titulares); Mariah Meirelles de Fonseca e Claudemir da Silva Pereira (Suplentes). A Comissão Eleitoral para acompanhamento da eleição foi composta pelos Juízes Raimundo Nonato Borges Braga, Rosalvo Augusto Vieira da Silva e Edson Souza.
Os enunciados dos Juizados Especiais têm o objetivo de contribuir e orientar as decisões dos Magistrados do Sistema dos Juizados Especiais em temas repetitivos, para uniformizar decisões e diminuir o número de judicializações. Das oito propostas de enunciados apresentadas, seis foram aprovadas.
Colégio de Magistrados
O Colégio de Magistrados tem como finalidade congregar os Juízes integrantes do microssistema dos Juizados Especiais, de modo a fomentar a discussão dos problemas frequentes e inerentes à função judicante, sendo atualmente responsável pela edição de enunciados relativos às demandas mais recorrentes nos Juizados.


Descrição da imagem: componentes da Mesa Principal e demais participantes da reunião do Colégio de Magistrados, sentados, no auditório [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem