A Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM), através da COSIS, desenvolveu um sistema que otimiza o processo de Heteroidentificação nas inscrições para cargos efetivos e de ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O novo sistema não só facilita a inscrição dos candidatos, mas também proporciona à Comissão de Heteroidentificação do TJBA uma ferramenta eficaz para validar os requerimentos com maior precisão.
A Comissão de Heteroidentificação desempenha um papel crucial na verificação da condição racial dos candidatos que se identificam como negros no ato da inscrição. Esta necessidade foi formalizada pela Resolução CNJ nº 457/2022, que obriga os tribunais a instituírem Comissões de Heteroidentificação. Estas comissões são compostas por especialistas em questões raciais e direito da antidiscriminação, garantindo uma avaliação justa e criteriosa dos candidatos.
No contexto do Poder Judiciário do Estado da Bahia, a primeira Comissão de Heteroidentificação foi instituída através do Decreto Judiciário nº 35, de 16 de janeiro de 2024, sendo presidida pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto. Esta comissão é responsável por confirmar a autodeclaração racial dos candidatos, assegurando a implementação correta e justa das políticas de ação afirmativa.
O sistema desenvolvido pela SETIM permite que os candidatos realizem suas inscrições de forma rápida e prática, ao mesmo tempo em que oferece à comissão uma plataforma eficiente para a validação dos requerimentos. A digitalização do processo de Heteroidentificação não só reduz o tempo de análise, mas também aumenta a precisão e a transparência do processo.
Esta iniciativa reafirma o compromisso da SETIM em promover a inovação e a eficiência no serviço público, utilizando a tecnologia para aprimorar processos críticos e assegurar que os princípios de justiça e igualdade sejam respeitados em todos os níveis.

