Publicado em 22/07/2021 às 17h30

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIA A 2ª VICE NA GESTÃO DO ACERVO

A- A+

Com o intuito de aprimorar a gestão do acervo processual e, por consequência, conferir maior efetividade à prestação dos serviços, a 2ª Vice-Presidência solicitou à Coordenação dos Juizados Especiais (COJE),  o compartilhamento de ferramenta de automação com o uso de robôs desenvolvida por seu Núcleo de Tecnologia e Inovação.

Desde o último dia 19 (segunda) os servidores do Gabinete da 2ª Vice-Presidência passaram a contar com a inteligência artificial para realizar a triagem dos processos digitais conclusos ao 2ª Vice-Presidente para exercício do juízo de admissibilidade.

A primeira solução homologada pela equipe e colocada em produção permite a identificação automatizada, mediante a aposição de etiquetas padronizadas, dos feitos conclusos há mais de 100 (cem) dias na unidade, a partir dos dados fornecidos pelo sistema EXAUDI. O próximo passo é a indicação e agrupamento dos processos por assuntos previamente definidos pela unidade.

Para o Juiz Assessor Especial da 2ª Vice-Presidência, Dr. Raimundo Nonato Borges Braga “o uso de inteligência artificial pelas unidades judiciais vem se revelando ferramenta de gestão indispensável, sobremaneira quando se tem um elevado acervo processual como na 2ª Vice-Presidência e escassez de recursos humanos. A identificação automática dos feitos com mais de 100 dias evitará os excessos de prazo e indicação por temas afins otimizará a apreciação dos recursos, imprimindo celeridade aos feitos.”