
A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia e integrantes do NUGEP, a SETIM e LabJus, realizaram uma reunião virtual com a 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e servidores do NUGEP e Dirfor, na manhã desta terça-feira (1º). Na pauta, conhecer o sistema RADAR utilizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a troca de experiência no desenvolvimento e implementação de ferramenta para o acompanhamento e gestão dos precedentes qualificados.
A equipe técnica do Tribunal de Justiça de Minas Gerais apresentou a ferramenta RADAR e suas funcionalidades, destacando a sua utilização para identificação de processos por similaridade, por meio de análise de seus dados estruturados e documentos, a sinalização de possíveis temas associadas à matéria do processo, a realização de busca avançada de informações e agrupamento de decisões entre outras funcionalidades. Além disso, ressaltou o potencial da ferramenta RADAR e compartilhou as melhorias, em desenvolvimento, que irão contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento das atividades.
O magistrado Rodrigo Faria, Juiz Auxiliar da 1º Vice-Presidência destacou entre as funcionalidades do sistema RADAR, em desenvolvimento, aquelas que auxiliarão no exercício do juízo de admissibilidade dos recursos dirigidos aos Tribunais Superiores e que facilitarão a aplicação dos precedentes qualificados pelas unidades judiciárias.
Participaram da reunião, Dr. Joséfison Silva Oliveira, Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, os servidores, Líbia Lima (NUGEP),Fábio D’Almeida (SETIM), Lúcio Ribeiro e Jonathan Moreira (LabJus), Dr. Rodrigo Faria, Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG e os servidores Valéria S. Borges e Beatriz (NUGEP), Marcos Borges e Jessé Amâncio (Dirfor).