Publicado em 22/05/2023 às 12h06

DESEMBARGADOR MARCELO SILVA BRITTO RECEBE MEDALHA DO MÉRITO JUDICIÁRIO

A- A+

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a entrega da Medalha do Mérito Judiciário ao Desembargador Marcelo Silva Britto. A solenidade aconteceu no salão do Tribunal Pleno Augusto Teixeira de Freitas, na sexta-feira (5).

O Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidiu a cerimônia e declarou em relação ao Desembargador Marcelo Britto que “seus predicados, inclusive o espírito público, a dedicação à magistratura e os valorosos contributos ao Judiciário, o que denotam a “valia moral” concebida por Ruy Barbosa, reluzem de seu próprio berço. Afinal, o Desembargador Marcelo Britto é filho do saudoso Desembargador Cícero Dantas Britto, exemplo de magistrado ético e íntegro em todas as suas decisões, proativo e diligente nos seus misteres. Além disso, é irmão da Desembargadora Telma Laura Silva Britto e do Desembargador Aliomar Silva Britto, ambos expoentes desta Corte e com extensa contribuição ao Judiciário baiano”.

O homenageado adentrou o salão acompanhado pelos Desembargadores Telma Laura Britto, Aliomar Silva Britto e Antônio Cunha Cavalcanti.

Além do Presidente Nilson Soares Castelo Branco, formaram a Mesa de Honra da cerimônia a Procuradora-Geral de Justiça (PGJ) Adjunta, Wanda Caldas Figueiredo, representando a Procuradora-Geral, Norma Angélica Cavalcanti, e o Secretário Judiciário do TJBA, Marcos Vinicio.

A Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia entregue ao Desembargador Marcelo Britto por familiares tem a finalidade de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras pelos seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário da Bahia ou do país.

Com quase 33 anos de carreira na Magistratura, o Desembargador Marcelo Britto iniciou sua trajetória como Juiz Substituto em 1990, na Comarca do Conde. Em 1991, foi titularizado na mesma unidade onde permaneceu até 1993. Promovido para a 2ª Entrância, passou a exercer seu ofício na Comarca de Conceição do Almeida.

Atuou na Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude e na unidade de Registros Públicos da Comarca de Riachão de Jacuípe até 1997. Foi promovido para a Comarca de Salvador, onde atuou, na sequência, como Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral do TJBA.

Em 2006, foi eleito para o Cargo de Juiz Membro Substituto do TRE-BA e, em 2007, foi escolhido Juiz Membro Efetivo. Atuou nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais em que foi premiado, por diversas vezes, em primeiro lugar no quesito produtividade. Em 2022, foi promovido para o Cargo de Desembargador e designado para a 4ª Câmara Cível. É Presidente da Sessão de Direito Privado e Membro da Mesa Diretora do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje).

Entre outros na solenidade estavam a 1ª Vice-Presidente do TJBA, Desembargadora Gardênia Pereira Duarte; a 2ª Vice-Presidente Márcia Borges Faria; e os Desembargadores Cynthia Maria Pina Resende, Jefferson Alves de Assis, Pedro Augusto Costa Guerra, Maria da Purificação da Silva, Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, Rita de Cássia Machado Magalhães e Joanice Maria Guimarães de Jesus. Além deles, o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp), Mário Augusto Albiani Alves Júnior; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Roberto Maynard Frank; e o Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Júlio Travessa.

 Veja a galeria de fotos da cerimônia.

 

Descrição da imagem: O Presidente do TJBA, o homenageado Desembargador Marcelo Britto e demais magistrados presentes {Fim da descrição da imagem}. 

#pracegover #pratodosverem