Publicado em 12/07/2023 às 15h01

“SEMANA ESTADUAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA” ACONTECE DE 10 A 14 DE JULHO

A- A+

Iniciou, na segunda-feira, 10 de julho, a Semana Estadual da Infância e Adolescência, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Durante o período, que se estende até o dia 14 de julho de 2023, juízes e servidores das unidades especializadas estarão mobilizados para agilizar o julgamento de processos relacionados à infância e à adolescência, tanto na esfera cível quanto na apuração de atos infracionais.  

Apresenta-se como prioridade a análise dos casos envolvendo crianças e adolescentes em situação de acolhimento, bem como aqueles distribuídos até 31/12/2021. Durante esta Semana, estabelecida por meio do Ato Normativo Conjunto n. 6, publicado em 30 de março de 2023, também será realizada a atualização do Sistema Nacional de Adoção com os dados da Comarca. 

Vale ressaltar que um dos objetivos dessa iniciativa é identificar, preparar e encaminhar os processos para as instâncias recursais a fim de que sejam julgados. Por meio de um formulário online, cada unidade informará a quantidade de casos pendentes e sentenciados durante a Semana Estadual da Infância e da Adolescência. Além disso, deverão ser apresentadas eventuais justificativas para a existência de processos de adoção, destituição do poder familiar e habilitação de pretendentes à adoção que se arrastem por mais de 12 meses. 

 Acesse o formulário clicando aqui      

É importante destacar que as Corregedorias do TJBA e a Coordenadoria da Infância e Juventude realizarão estudos e apresentarão soluções alternativas para os desafios identificados. 

 

Descrição de imagem: um ursinho de pelúcia ao lado de símbolos da justiça, como o martelo e a balança [fim da descrição].    

#Pracegover #Pratodosverem 

 

Fonte: ASCOM