Buscando a erradicação da violência contra a mulher, bem como o reforço do compromisso com a efetividade das ações e dos procedimentos judiciais, a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Salvador mobilizou uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e ao atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, durante a 31ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, realizada entre 24 e 28 de novembro, no âmbito do judiciário nacional.
A programação na 2ª Vara foi coordenada pela juíza Ana Cláudia de Jesus Souza e pelo juiz Ricardo José Vieira de Santana. Juntos, conduziram as atividades com o apoio de equipes multidisciplinares, servidores e instituições parceiras.
Ao longo da semana, o público teve acesso a ações de orientação, acolhimento e informação sobre serviços essenciais oferecidos pelo Judiciário. A iniciativa buscou aproximar a comunidade da Justiça, ampliando o conhecimento sobre direitos, medidas protetivas e fluxos de atendimento às vítimas.
Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se:



As ações foram amplamente aprovadas pela comunidade, reafirmando o compromisso da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e do TJBA com a promoção da justiça, o enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres.
Programa Justiça pela Paz em Casa
Uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa Justiça pela Paz em Casa reafirma o compromisso do Judiciário no combate à violência de gênero e familiar, com foco em ações concentradas para acelerar processos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e promover a conscientização, com edições anuais em março, agosto e novembro, alinhadas a datas importantes da luta pela igualdade de gênero e contra a violência.