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2º Cartório Integrado de Relações de Consumo do PJBA recebe ferramenta de automação inteligente
14 de dezembro de 2020 às 10:05
2º Cartório Integrado de Relações de Consumo do PJBA recebe ferramenta de automação inteligente

A Coordenação dos Juizados Especiais (COJE), segue com a automatização dos serviços jurisdicionais praticados nas unidades. Uma ferramenta de automação inteligente vai auxiliar magistrados e servidores do 2º Cartório Integrado de Relações de Consumo do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). A ferramenta está em fase de teste, e a previsão para funcionar em definitivo é a partir da próxima segunda-feira (14).

O robô será responsável por produzir atos judiciais, como decisões, despachos e sentenças; e também atos cartorários, como citações, intimações, expedição de ofício, baixa processual, dentre outros. Essas tarefas, segundo a Titular da 15ª Vara e Corregedora do 2º Cartório Integrado de Relações de Consumo, Juíza Carla Ceará, são repetitivas, realizadas em grande quantidade na unidade, e ultrapassam a capacidade de trabalho.

“Temos uma expectativa muito favorável em relação a ajuda que a automação pode nos trazer, principalmente, nas demandas repetitivas. Uma ferramenta de otimização de trabalho, diante da quantidade de juízes, servidores e assessores frente ao volume e processos. O leque de atuação do robô é amplo e poderá auxiliar, de forma significativa, nos trabalhos desenvolvidos na justiça comum”, destaca a Juíza.

A ferramenta vai funcionar no sistema PJe. Após a homologação e o início das atividades do robô na 15ª Vara, a expectativa é que a ferramenta seja ampliada para atuar nas outras Varas do 2º Cartório Integrado de Relações de Consumo: 8ª, 9ª e 19ª Varas de Relações de Consumo; bem como, nas diretorias administrativa, de cumprimento e de movimentação de processos.

Todas as ferramentas da Coje são desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação, por meio de uma equipe multidisciplinar, que reúne servidores da área de Gestão, Tecnologia da Informação e da área Jurídica. Para a garantia da qualidade do serviço prestado, cada robô passa pelas etapas de levantamento de requisitos, implementação, testes, homologação e implantação no ambiente produtivo.

Texto publicado: Ascom PJBA