Com um papo animado e descontraído, D’Jane Silva, advogada, participou da live “Série Memórias” -As mudanças que a pandemia nos impôs, na tarde desta terça-feira (11), dia em que se homenageia os operadores do direito. O evento é coordenado pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º grau.
Assista a live na íntegra
Especialista em Direito Constitucional, Organizações Empresariais e Sociais, MBA em Gestão Pública, Advogada e Ativista, Presidente da Confederação Brasileira de defesa dos Direitos Humanos – CBDH, a convidada contou como está enfrentando o processo pandêmico atual, resultado da disseminação da COVID-19, doença causada pela pandemia. Segundo ela não foi fácil, sentiu como se fosse uma imposição o “ficar em casa”, mas agora já enxerga de outra forma.
Ao ser questionada sobre quem é a inspiração para ela, advogada disse que em primeiro lugar é a “Bíblia”, “sempre leio, não necessariamente como uma tendência religiosa, mas, como um livro que traz conhecimento”, a advogada acrescenta que “ sou uma pessoa que gosta de ajudar, então estou sempre observando e querendo resolver alguns probleminhas”.
“Precisamos de Justiça Restaurativa (JR) na advocacia. É preciso que o advogado compreenda que precisa conversar com o judiciário, e vice-versa”, destaca a advogada. A profissional relatou que adotou o método restaurativo e adaptou para sua advocacia.
A Justiça Restaurativa trata-se um conjunto de princípios, métodos e técnicas de resolução pacífica e estruturada de conflitos, que aposta na conscientização das pessoas que compõem um processo judicial, sobre quais fatores causaram os episódios de violência. Na busca por uma solução, a JR aproxima, em torno de um diálogo conciliador, o responsável pelo conflito, seus familiares, a vítima (quando possível) e todos aqueles que se envolveram de alguma forma.
Para falar sobre as diversas mudanças e aprendizados causados pela pandemia e também sobre a Justiça Restaurativa, o NJR2, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do PJBA, promove a “Série memórias” – As mudanças que a pandemia nos impôs. Os bate-papos virtuais são realizados às terças-feiras, sempre às 17h, pelo canal do PJBA no YouTube. As palestras são mediadas pela coordenadora do NJR2, Miriam Santana.
Confira a próxima live
18/08 – Isabel Lima – Juíza TJBA aposentada, Facilitadora e Instrutora de Círculos de Construção de Paz, Sócia Instituto Moinho de Paz
Durante o período de isolamento social, o NJR2 está promovendo círculos virtuais para lidar com as emoções e expectativas vividas em decorrência da pandemia. Para participar, basta preencher este formulário.