Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Área de Tecnologia do TJBA entregou mais de 40 projetos só no primeiro semestre de 2025 
18 de agosto de 2025 às 16:44
Área de Tecnologia do TJBA entregou mais de 40 projetos só no primeiro semestre de 2025 

Antes mesmo de se tornar Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Desembargadora Cynthia Resende já tinha em mente que o investimento em tecnologia era o caminho. Agora, após um ano e meio de iniciada a gestão, colhe os frutos da escolha feita: mais de 40 projetos entregues pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), somente no primeiro semestre de 2025, os quais impactam, diretamente, a melhoria da prestação jurisdicional.   

“Eu me recordo, ainda era Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, e fui para um evento em Minas Gerais. Ali, foi que eu entendi que o país inteiro já estava se transformando, migrando para essa realidade tecnológica, e a Bahia estava lá atrás ainda. Então, foi ali que nasceu o meu desejo: se eu for Presidente do Tribunal, vou investir na área de tecnologia, porque é aí que está o futuro, é aí que está a agilidade da Justiça”, contou a Desembargadora Presidente durante o encontro promovido pela Comissão Especial de Informática no qual a Setim apresentou o balanço 2025.1 da área de tecnologia.   

Na oportunidade, os Diretores Henrique Roma (Diretoria de Infraestrutura de TIC), Fábio Martins (Diretoria de Modernização) e Murilo Serafim (Diretoria de Governança de TIC) explicaram a estrutura das unidades, exibiram números relativos a demandas recebidas e resolvidas, bem como detalharam os projetos desenvolvidos, as iniciativas em andamento e as ações futuras.  

Entre as muitas entregas do primeiro semestre de 2025, o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri, chamou atenção para algumas delas:   

  • inauguração do Centro de Monitoramento e Observabilidade de TIC;   
  • implantação de nova rede wi-fi nas unidades;   
  • desenvolvimento do Sistema audIN, solução para audiências digitais que dispõe de degravação automática com IA;  
  • desenvolvimento do Robô RIC para identificação de partes falecidas em processos judiciais em tramitação;  
  • implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será o canal oficial de gestão eletrônica dos processos administrativos e documentos institucionais do TJBA;  
  • implantação do Eproc, novo sistema processual eletrônico cuja base de homologação já está instalada no ambiente de nuvem;  
  • desenvolvimento de todas as integrações do PJe ao jus.br, obrigatórias pelo CNJ;  
  • atualização do Exaudi (sistema administrativo utilizado na gestão de acervo processual do TJBA), o qual ganhou novo layout, tornando o acesso à informação mais prático e rápido, bem como facilitando o entendimento dos dados apresentados;  
  • conexão com as comarcas do interior por meio do Projeto Rota Digital, que leva técnicos da Setim para atender, in loco, às demandas das unidades mais distantes; e  
  • promoção de ações de conscientização em segurança digital.   

  
“A senhora, realmente, foi uma visionária, trouxe uma visão de transformação digital para o Poder Judiciário. Hoje, eu, também, me orgulho porque a gente, de fato, tem sido referência em nível nacional, nós temos sido procurados por outros tribunais”, afirmou o Secretário.   

O Juiz Auxiliar da Presidência no eixo Tecnologia da Informação, Rodrigo Britto, ressalta que as entregas são significativas. “A gente está evoluindo e evoluindo muito bem”, avaliou.  

Ocorrido na sede do TJBA, o encontro foi acompanhado por magistrados, servidores e gestores das unidades administrativas interessados em acompanhar, de perto, o andamento das ações de tecnologia desenvolvidas no Tribunal. Marcaram presença o Desembargador Paulo Jorge, integrante da Comissão Especial de Informática; a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, Corregedora das Comarcas do Interior; o Juiz Gustavo Teles, Assessor Especial da Presidência; a Secretária Judiciária, Dilcema Araújo; a Secretária de Administração, Fernanda Dantas; e a Controladora-Chefe, Karina Correia Martinez.   

“É um mundo que a gente precisa se inteirar, estou falando a gente desembargador, a gente juiz, a gente precisa fazer essa interlocução com eles [a área de tecnologia], porque nós vivemos do trabalho dessas pessoas e a sociedade vive do nosso”, afirmou o Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Raimundo Braga, expressando a importância do diálogo contínuo.   

Ao final, a Desembargadora Cynthia Resende externou o seu contentamento e a sua gratidão. “Eu vejo que, daquela vez, daquele primeiro choque para hoje, nós avançamos muito realmente. Fico muito feliz em ver essa realização. Agradeço a todos vocês que se empenham, todos os dias, nessa área”.