Antes mesmo de se tornar Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Desembargadora Cynthia Resende já tinha em mente que o investimento em tecnologia era o caminho. Agora, após um ano e meio de iniciada a gestão, colhe os frutos da escolha feita: mais de 40 projetos entregues pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), somente no primeiro semestre de 2025, os quais impactam, diretamente, a melhoria da prestação jurisdicional.
“Eu me recordo, ainda era Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, e fui para um evento em Minas Gerais. Ali, foi que eu entendi que o país inteiro já estava se transformando, migrando para essa realidade tecnológica, e a Bahia estava lá atrás ainda. Então, foi ali que nasceu o meu desejo: se eu for Presidente do Tribunal, vou investir na área de tecnologia, porque é aí que está o futuro, é aí que está a agilidade da Justiça”, contou a Desembargadora Presidente durante o encontro promovido pela Comissão Especial de Informática no qual a Setim apresentou o balanço 2025.1 da área de tecnologia.
Na oportunidade, os Diretores Henrique Roma (Diretoria de Infraestrutura de TIC), Fábio Martins (Diretoria de Modernização) e Murilo Serafim (Diretoria de Governança de TIC) explicaram a estrutura das unidades, exibiram números relativos a demandas recebidas e resolvidas, bem como detalharam os projetos desenvolvidos, as iniciativas em andamento e as ações futuras.
Entre as muitas entregas do primeiro semestre de 2025, o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri, chamou atenção para algumas delas:
“A senhora, realmente, foi uma visionária, trouxe uma visão de transformação digital para o Poder Judiciário. Hoje, eu, também, me orgulho porque a gente, de fato, tem sido referência em nível nacional, nós temos sido procurados por outros tribunais”, afirmou o Secretário.
O Juiz Auxiliar da Presidência no eixo Tecnologia da Informação, Rodrigo Britto, ressalta que as entregas são significativas. “A gente está evoluindo e evoluindo muito bem”, avaliou.
Ocorrido na sede do TJBA, o encontro foi acompanhado por magistrados, servidores e gestores das unidades administrativas interessados em acompanhar, de perto, o andamento das ações de tecnologia desenvolvidas no Tribunal. Marcaram presença o Desembargador Paulo Jorge, integrante da Comissão Especial de Informática; a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, Corregedora das Comarcas do Interior; o Juiz Gustavo Teles, Assessor Especial da Presidência; a Secretária Judiciária, Dilcema Araújo; a Secretária de Administração, Fernanda Dantas; e a Controladora-Chefe, Karina Correia Martinez.
“É um mundo que a gente precisa se inteirar, estou falando a gente desembargador, a gente juiz, a gente precisa fazer essa interlocução com eles [a área de tecnologia], porque nós vivemos do trabalho dessas pessoas e a sociedade vive do nosso”, afirmou o Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Raimundo Braga, expressando a importância do diálogo contínuo.
Ao final, a Desembargadora Cynthia Resende externou o seu contentamento e a sua gratidão. “Eu vejo que, daquela vez, daquele primeiro choque para hoje, nós avançamos muito realmente. Fico muito feliz em ver essa realização. Agradeço a todos vocês que se empenham, todos os dias, nessa área”.