A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza aroma e partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diversas partes do cérebro, ajudando no tratamento de insônia, ansiedade e depressão. Vale ressaltar que as terapias integrativas são complementares aos tratamentos médicos e jamais substitutivos.
Os óleos essenciais são utilizados nos meios terapêuticos para aliviar dores físicas e emocionais, isso ocorre porque o olfato relaciona-se diretamente com locais do cérebro que ativam emoções. Uma técnica que, aliada à aromaterapia, produz benefícios significativos, é a meditação. Concentrar pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o praticante tem uma rotina muito agitada, mas, a meditação é uma maneira saudável de reduzir o estresse, normalizar a pressão arterial, retardar o envelhecimento do corpo e expandir a consciência.
O uso de óleos essenciais da aromaterapia na meditação proporciona ao praticante a concentração no aroma, deixando que ele percorra todo o sistema nervoso, liberando hormônios para relaxar e acalmar. Caso não tenha o costume de meditar, lembre-se, 5 minutos por dia pode fazer muita diferença.
Assista ao vídeo da Servidora do PJBA e Terapeuta Integrativa Inês Sapucaia, sobre os benefícios da aromaterapia:
Alguns dos óleos essenciais utilizados são:
Alecrim – O óleo essencial de alecrim atua no sistema nervoso, acalmando e energizando a mente, melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa. É conhecido como o óleo essencial do bom humor.
Camomila – É a erva da tranquilidade. Tem um efeito relaxante, que elimina a tensão, a raiva e o medo. Gera uma sensação de bem-estar, conforto e diminui as preocupações. Ótima para quem sofre com insônia.
Hortelã pimenta – Possui aroma altamente energizante, ótima para quem procura clarear os pensamentos.
Laranja – Revigorante, alivia ansiedade e eleva o humor.
Lavanda – Auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional. Ajuda no combate a insônia e reduz o estresse. É o óleo mais indicado por não ter contra indicação, sendo usado até mesmo por gestantes e crianças. Ele tem um efeito relaxante, ideal para quem busca equilíbrio mental e emocional.
Olíbano – Desperta o propósito espiritual e auxilia na orientação.
Eucalipto Globulus – Atua na concentração, melhorando o foco nas atividades diárias. Excelente também para quem tem problemas respiratórios como sinusite e rinite.
Hortelã pimenta – Ativa a disposição quase que num momento imediato e combate a procrastinação.
Uso: Os óleos essenciais geralmente devem ser misturados com algum óleo vegetal e protegidos com protetores solares adequados para não manchar a pele. O ideal é usá-los em difusores específicos para que o praticante desfrute de um aroma agradável.