Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Atenção, estagiários e estagiárias do TJBA! Semana EST inicia dia 19/08 com Desafio e Feira voltados à temática ambiental  
13 de agosto de 2024 às 15:32
Atenção, estagiários e estagiárias do TJBA! Semana EST inicia dia 19/08 com Desafio e Feira voltados à temática ambiental  

Na próxima segunda-feira (19), tem início mais uma Semana EST, evento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) que, desde 2020, celebra o Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto. A edição deste ano traz a temática “Pensando o futuro para uma justiça mais sustentável” e inclui, em sua programação, o Desafio EST: Edição Innovation Camp e a Feira de Oportunidades: Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento.   

Focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Desafio EST: Edição Innovation Camp é voltado a estagiários e estagiárias de nível médio do TJBA e tem como propósito conscientizá-los sobre a importância de ações que promovam uma sociedade democrática e solidária. Estagiários(as) de nível superior do Tribunal podem participar como voluntários, na condição de monitores (máximo de um por equipe), e serão certificados pela participação.  

Clique aqui para realizar a sua inscrição.  

Por meio da atividade, os estudantes serão convidados a desenvolver projetos, a partir dos ODS, com vistas a refletir, conscientizar, identificar e promover ações de prosperidade e proteção ao planeta, além de implementar estratégias que busquem alternativas para a diminuição de demandas sociais. A atividade utilizará o Design Thinking, que é uma metodologia inovadora para a criação de novos produtos e serviços ou para a resolução de problemas. Nessa abordagem, são usados métodos e sensibilidades do design para atender às necessidades humanas e transformar ideias em soluções práticas e aplicáveis.    

O estagiário ou a estagiária que participar do Desafio EST conseguirá desenvolver as competências gerais de pensamento científico, crítico e criativo, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania. A atividade permitirá, também, a integração e o desenvolvimento do espírito de equipe e liderança, aspectos necessários ao bom desempenho profissional.    

A programação inclui a Feira de Oportunidades: Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento, cujo objetivo é apresentar perspectivas de ações práticas sustentáveis que fazem diferença e foram desenvolvidas com foco nos ODS, de modo a inspirar, trazer experiências e fortalecer as perspectivas de potencialidades individuais. A Feira estará aberta à visitação ao longo de toda a Semana, na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA.     

A Semana EST “Pensando o futuro para uma justiça mais sustentável” é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP). Participam, como apoiadores, o Núcleo Socioambiental, o Núcleo de Justiça Restaurativa e a Assessoria de Ação Social.   

A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Ja Bahia, membro da Junior Achievement Brasil (JA Brasil), ONG que promove, por meio de metodologia ativa e com o apoio de voluntários, a educação empreendedora de jovens, incluindo educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.  

A rede JA Worldwide atua desde 1919 e está presente em mais de 100 países. No Brasil, o trabalho começou há quatro décadas e contabiliza mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil voluntários. No âmbito global, a instituição mobiliza, todos os anos, cerca de 470.000 voluntários, os quais capacitam mais de 10 milhões de jovens.

Descrição da imagem: ilustrativa, contendo informações e a marca do Desafio EST, formada por ícones que remetem a duas pessoas, à tecnologia, à criatividade e à cooperação; na parte superior, estão dispostos símbolos relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e, na parte inferior, estão as marcas das instituições e setores envolvidos. 

 

Texto publicado: Ascom _ TJBA