Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Átrio do TJBA recebe exposição da Civilização Maia
18 de setembro de 2012 às 13:22

Átrio do TJBA recebe exposição da Civilização Maia  Átrio do TJBA recebe exposição da Civilização Maia  Máscaras, utensílios domésticos e objetos decorativos da Civilização Maia estão em exposição no Átrio do Tribunal de Justiça até o dia 28 de setembro, compondo a mostra “Rota Maya”.

A exposição, coordenada pela Assessoria de Ação Social do Tribunal de Justiça traz detalhes da cultura e do misticismo da civilização que ocupou a América Central antes da chegada dos colonizadores espanhóis. As peças integram a coleção oficial da Câmara de Comércio El Salvador Brasil na Bahia.

Além dos objetos históricos, também estão expostos artefatos contemporâneos, como pequenos anjos esculpidos por artesãos salvadorenhos, caixas com reproduções de cenas do cotidiano e quadros pintados sobre penas de aves.

Os Maias
Os Maias formaram uma das mais notáveis e misteriosas civilizações já existentes e são, ainda hoje, motivo de estudo.

Com uma tecnologia à frente do seu tempo, seus artistas desenvolveram diversos estilos de arquitetura, pintura, escultura e toda forma de arte, mostrando um alto nível de qualidade técnica, podendo ser classificada como arte contemporânea.

Seus trabalhos artísticos retratavam características sociais, culturais e políticas da civilização maia. Seu povo ergueu pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura.

Modeladas à mão ou moldadas, as esculturas maias fabricadas também para acompanhar os mortos nas sepulturas, apresentam uma variedade de manifestações como figuras de animais, vegetais, humanos e sobrenaturais. As suas principais características são a utilização do relevo, a monumentalidade no tratamento dos temas e o uso da cor no acabamento.

Apesar do seu tamanho e da fragilidade do material de que são feitas, as estatuetas de barro foram encontradas em muitos locais da civilização maia e são consideradas verdadeiras obras-primas.

Texto: Ascom / Fotos: Nei Pinto