O AxéLab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), segue inovando e transformando a prestação de serviços judiciais por meio do uso estratégico de ciência de dados e inteligência artificial. Nos últimos 18 meses, o laboratório entregou mais de 40 aplicativos, beneficiando diretamente mais de 8 mil usuários em todo o Tribunal.
Essas soluções tecnológicas foram desenvolvidas para atender às diversas unidades administrativas e judiciais do TJBA, espalhadas por todo o estado. Nesse sentido, elas têm sido fundamentais para otimizar processos internos, aumentar a produtividade e garantir uma gestão mais eficiente. As aplicações entregues abrangem funcionalidades que vão desde a automação de tarefas operacionais até a análise preditiva de dados, proporcionando aos magistrados e aos servidores ferramentas modernas que impulsionam a tomada de decisões.
“A entrega desses aplicativos reflete o compromisso do AxéLab em promover uma Justiça mais célere, transparente e acessível, aproveitando o melhor que a ciência de dados e a inteligência artificial têm a oferecer”, destacou Fábio Martins, Coordenador de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
As inovações do AxéLab não se limitam ao desenvolvimento de software, uma vez que o laboratório aposta em uma cultura colaborativa, promovendo workshops, sessões de cocriação e eventos que integram servidores de diferentes áreas, com vistas a discutir e implementar soluções inovadoras.
O impacto das ações do AxéLab é sentido diariamente, com processos mais ágeis, redução de gargalos operacionais e um atendimento mais eficiente aos jurisdicionados. A tecnologia desenvolvida pelo laboratório já está facilitando atividades críticas, como o monitoramento de prazos judiciais, a análise de documentos, a gestão de recursos humanos, além de outras áreas que demandam alta precisão e agilidade.
O Laboratório de Inovação e Inteligência do TJBA já existia com o nome de LABJUS. Em 29 de agosto de 2024, passou a se chamar AxéLab e constitui um marco da gestão da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Com o objetivo de modernizar, continuamente, os serviços do TJBA, o laboratório incrementou as suas atividades e ganhou um espaço moderno e aconchegante, composto por mobiliários articulados dispostos de forma a estimular a criatividade colaborativa.
“O AxéLab significa a parte real desta ideia de transformação digital dentro do Judiciário baiano”, realçou a Presidente Desembargadora no momento da inauguração do Laboratório de Inovação e Inteligência do TJBA.
Descrição da imagem: marca do projeto Axélab {fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem