Um total de oito audiências virtuais com réus presos foram realizadas na 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras, localizada a 872 quilômetros da capital baiana, na terça e quarta-feira (9 e 10/2). A unidade agendou audiências com os 33 réus presos, custodiados na comarca, e em todas serão proferidas sentenças.
O Juiz Ricardo Costa e Silva, substituto na 2ª Vara Criminal, avalia como produtivo a realização dessas audiências. Ele destaca que as testemunhas são ouvidas por meio do Lifesize, ferramenta escolhida pelo Poder Judiciário da Bahia para a realização de eventos virtuais, por conta da pandemia do Coronavírus.
Reuniões para tratar sobre as audiências foram realizadas com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Militar.
O trabalho virtual realizado no Judiciário da cidade considera a necessidade de continuidade da prestação jurisdicional no período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e baseia-se no Decreto Judicial nº 276 do Poder Judiciário da Bahia. Publicado no dia 4 de maio de 2020, o documento disciplina a realização de audiências por videoconferência.
As audiências virtuais na 2ª Vara Criminal de Barreiras contam com o auxílio dos Estagiários da 2ª Vara Criminal, Ministério Público, Advogados e Servidores do Conjunto Penal de Barreiras. As sessões online acontecem por meio do aplicativo Lifesize, e são justificadas por conta do isolamento social orientado pelos órgãos de saúde, como medida de enfrentamento à Covid-19.