A certificação digital dos servidores das áreas administrativas do Tribunal de Justiça já está acontecendo durante toda esta quarta-feira na Sala de Convívio, no 3º andar da Ala Sul do prédio do Tribunal.
Amanhã será a vez dos corregedores da capital e do interior, dos servidores dos cartórios, titulares dos tabelionatos da capital, assessores e integrantes do Gabinete da Presidência. Na sexta-feira, farão a certificação digital os assessores dos desembargadores e magistrados que ainda não a fizeram.
A expectativa é que 300 pessoas se cadastrem nestes três dias. Desde março, 460 magistrados já fizeram a certificação digital. Todos os servidores devem acessar o site do Tribunal de Justiça (a relação de pré-inscritos está disponível no link “Certificação Digital”, no menu à esquerda) para saberem data e horário programados para seu cadastramento.
Quem não concluir o procedimento nesta etapa, terá que se dirigir posteriormente ao Serasa, a autoridade certificadora escolhida pelo Tribunal.
É necessária a apresentação da cédula de identidade, do CPF e do comprovante de residência, com uma cópia de cada, além de uma foto 3×4 recente, no caso de a cédula de identidade estar com uma foto anterior a 2005.
O certificado digital é um documento de identidade virtual, uma assinatura digital que permite uma troca de informações mais rápida e eficaz e oferece garantias da autenticidade, da integridade e do não repúdio, ou seja, maior segurança sobre a autoria das informações.
A ferramenta dará acesso ao Sistema de Informações do Judiciário (Infojud), no qual estão registrados dados cadastrais e econômico-fiscais de pessoas físicas e jurídicas constantes no banco de dados da Receita Federal.
Além de assegurar a validade das informações, a certificação digital otimizará o tempo, trará economia em relação a custos com correio e preservará o meio ambiente, em virtude de o procedimento eliminar o uso de papéis e impressão.
Texto: Louise Cibelle / Fotos: Nei Pinto