Reunião foi realizada na sala vip do Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Jerônimo dos Santos, reuniu-se com juízes titulares e substitutos das Varas da Fazenda Pública, hoje pela manhã, no Fórum Ruy Barbosa, para discutir assuntos relativos à produtividade e cumprimentos das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com destaque para as Metas 1,2 e 3 de 2010.
A Meta 1 estabelece: julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.
Já a Meta 2 diz que devem ser julgados todos os processos de conhecimento distribuídos, em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores, até 31/12/2006; e os processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, distribuídos até 31/12/2007.
A Meta 3 prevê a redução em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais. A referência é o acervo encontrado em 31/12/2009.
A reunião no Fórum Ruy Barbosa também tratou do Provimento nº 12/2010 da Corregedoria, que disciplina e estabelece cota mínima de produtividade para os juízes de Direito da capital, e também da criação de um provimento que irá tratar da produtividade dos servidores.
Outro ponto discutido foi a Portaria nº 539/2010, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de 6 de agosto, que cria a Comissão de Apoio e Fiscalização do Cumprimento da Meta de Nivelamento nº 2/2009 e das metas prioritárias do ano de 2010 do CNJ.
Os trabalhos da comissão estão sob a coordenação da juíza Maria Mercês M. Miranda Neves, que também esteve presente à reunião.
A comissão é dividida em quatro equipes. Cada uma delas é coordenada por um magistrado: Cível, juíza Marielza Brandão; Crime, juíza Ana Queila Loula; Fazenda Pública, juiz Jerônimo Ouais Santos; e Famíla (Newcy Cunha).
Texto: Lorena Vasconcelos / Fotos: Nei Pinto