O Poder Judiciário da Bahia está no circuito do Carnaval 2026 de Salvador, pela primeira vez, com um Posto de Informações. Nas redes sociais, em mídias do metrô e em mobiliários das ruas da capital baiana, uma campanha institucional anuncia a novidade e orienta o folião para buscar o atendimento, quando necessário.
O posto, localizado no Circuito Dodô (Barra-Ondina), em frente ao antigo ISBA, com juízes(as) e servidores(as) de plantão, estará aberto das 16h às 8h, em todos os dias da festa. No local, serão prestados esclarecimentos e orientações à população.
A iniciativa mostra à população que o Judiciário está mais próximo e reforça o papel de orientação, acolhimento, informação e proteção de direitos, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes.
A imagem da campanha representa a diversidade dos foliões e explora os contatos para denúncias de violência contra à mulher (Disque 180) e contra crianças e adolescentes (Disque 100).

O Decreto Judiciário nº 111, de 4 de fevereiro de 2026, instituiu a atuação presencial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) no Carnaval. A decisão considera que a interdição temporária de vias públicas e a alteração da dinâmica urbana durante os festejos impõem dificuldades de acesso aos equipamentos judiciários convencionais, o que justifica a instalação do posto em local estratégico e acessível à população.
De 12 a 18 de fevereiro, o expediente forense do Judiciário é suspenso. Equipes de plantão asseguram o atendimento de urgências processuais. Os expedientes endereçados ao Plantão são efetuados, por meio virtual, pelo Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). São atendidas demandas como habeas corpus; prisão temporária ou preventiva; liberdade provisória; relaxamento de prisão; medidas cautelares de extrema urgência e audiências de custódia.
O Poder Judiciário da Bahia está no circuito. Sua cidadania tem lugar na folia.
Anote!
Posto de Informações no Carnaval: circuito Dodô (Barra – Ondina), em frente ao antigo Colégio ISBA
Plantão 1º Grau: (71) 3372-5346 ou 5345; e-mail plantao1grau@tjba.jus.br
Plantão 2º Grau: telefone (71) 3372-5610; WhatsApp (71) 99626-0514; e-mail plantao2grau@tjba.jus.br
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher
Disque 100: denúncias de violação de Direitos Humanos
