O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, reduz, significativamente, a utilização de descartáveis em suas acomodações, por meio da distribuição de canecas, copos biodegradáveis e squeezes para os servidores, além de incentivar a diminuição do uso do papel.
Até o momento, já foram entregues 8 mil itens e o TJBA está em etapa de aquisição para realizar nova distribuição em breve. Essa iniciativa busca promover a substituição gradativa de materiais compostos por plástico e está alinhada ao Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça.
Saiba mais sobre o plano de descarbonização do TJBA
Para além dessas ações, o Núcleo Socioambiental do TJBA tem realizado campanhas de sensibilização e reuniões para promover o acompanhamento integral e o oferecimento de condutas para serem adotadas, conforme o critério estratégico e de governança sustentável pela Mesa Diretora.
Visando à sustentabilidade e à utilização inteligente dos recursos ambientais, o Núcleo orienta os servidores para a adoção de outras práticas sustentáveis como:
Campanha
Com o objetivo de sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o Tribunal de Justiça da Bahia trabalha com a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”.
A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, através de outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.




Saiba Mais