A campanha “Mais justiça para todos” destaca a liderança nacional do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em produtividade, o pagamento recorde de precatórios e o uso da tecnologia visando melhorar a prestação de serviços aos cidadãos.
Por meio de diversos canais – como rádio, televisão, redes sociais e outdoors -, o Judiciário apresenta suas ações para garantir que a população baiana tenha acesso de forma simples e rápida aos serviços oferecidos pelo TJBA.
A campanha de cunho institucional está em sintonia com as diretrizes de gestão da Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende, as quais se ancoram ao tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”.
Liderança nacional em produtividade
A produtividade do TJBA reflete um compromisso contínuo com o cidadão: decisões que chegam mais rápido, processos que avançam com fluidez e uma Justiça cada vez mais acessível.
Entre fevereiro de 2024 e outubro de 2025, a corte realizou mais de 3,6 milhões de julgamentos e baixou mais de 3,7 milhões de processos.
Esse esforço conjunto de magistrados, servidores e equipes especializadas rendeu reconhecimento nacional. Conforme o Relatório Justiça em Números 2025 (ano-base 2024) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJBA alcançou o primeiro lugar em produtividade entre os tribunais de grande porte do país, registrando um Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus) de 93%, desempenho muito acima da média nacional (65%).
O Tribunal de Justiça da Bahia também conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025, consolidando-se entre os tribunais mais eficientes do país.
Recorde no pagamento de precatórios
O pagamento de precatórios é prioridade no TJBA. Desde fevereiro de 2024, mês em que a Desembargadora Cynthia Resende tomou posse na presidência, já foram pagos R$ 4.681.562.100,43 em precatórios.
Uma das ações fundamentais para o êxito são os acordos entre credores e devedores firmados perante o Tribunal de Justiça. Em destaque, está o acordo com o Estado da Bahia, que resultou na liberação de aproximadamente um terço do total pago em 2025.
Precatórios são ordens de pagamentos expedidas pelo Poder Judiciário para cobrar dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva.
Uso da tecnologia
O incentivo à modernização e à eficiência institucional é uma das diretrizes da gestão. Com Wi-Fi gratuito em comunidades, por meio do Conecta Justiça e de Pontos de Inclusão Digital espalhados pelo interior, o TJBA reduz deslocamentos, custos e barreiras que antes afastavam o cidadão da solução de seus conflitos.
Visando garantir maior estabilidade, customização e automação para a tramitação de processos, o Judiciário baiano implantou o sistema Eproc em novembro de 2025. A inovação, também, chegou com o Elos Minuta IA, um sistema de inteligência artificial desenvolvido para auxiliar na elaboração de minutas, reforçando a união entre conhecimento jurídico e tecnologia.
Outro destaque é a liderança nacional do TJBA na identificação biométrica de pessoas presas em flagrante. O estado foi responsável por 14,4% das identificações civis feitas nas audiências de custódia em todo o país, com 14.502 do total de 100.751 pessoas atendidas pelos 27 Tribunais de Justiça existentes no Brasil.