Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Cerimônia de entrega da 1ª edição do Prêmio Luiz Gama acontece amanhã (18), às 14h 
17 de dezembro de 2024 às 19:16
Cerimônia de entrega da 1ª edição do Prêmio Luiz Gama acontece amanhã (18), às 14h 

A Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) escolheu, por unanimidade, no dia 23 de outubro, a Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) como a vencedora da 1ª edição do Prêmio Luiz Gama. Para formalizar a entrega da honraria, o TJBA realiza, nesta quarta-feira (18/12), às 14h, uma cerimônia no Auditório Desembargadora Olny Silva. 

O Prêmio Luiz Gama, oficializado por meio do Decreto Judiciário nº 889, visa reconhecer cidadãos e organizações públicas ou privadas que prestam relevantes serviços à sociedade, especialmente na defesa dos Direitos Humanos. Nesta edição, puderam se inscrever pessoas físicas (brasileiros ou estrangeiros), entidades, personalidades e organizações públicas ou privadas (nacionais ou estrangeiras). Sociedade Protetora dos Desvalidos: legado de resistência e inclusão 

Selecionada entre 25 indicados, a escolha pela SPD se justifica pela importância histórica e pela representatividade dessa instituição, que acumula 192 anos de atuação em prol da população negra. Fundada por Manoel Victor Serra, o grupo nasceu de uma assembleia realizada na Capela dos Quinze Mistérios, localizada no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Trata-se da primeira organização civil negra do Brasil e um marco de protagonismo e resistência negra no país. 

Inicialmente chamada de Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, a SPD foi criada com o objetivo de formar uma junta de alforria para libertar negros escravizados, além de prestar assistência aos sócios e seus familiares. No pós-abolição da escravatura, a instituição manteve os trabalhos de suporte a negros em situação de vulnerabilidade, especialmente em momentos de doença e fome. 

Com o lema “Fraternidade e Caridade”, a SPD destacou-se, ainda, por acolher afrodescendentes adeptos de religiões distintas do catolicismo, em prol do compromisso com a inclusão e a pluralidade. 

Luiz Gama 

Nascido na capital baiana em 21 de junho de 1830, Luiz Gonzaga Pinto da Gama empenhou-se na luta pela abolição da escravatura e pelos direitos dos negros no século XIX. É o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Ele foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro. Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi feito escravo aos 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17. Conquistou, judicialmente, a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos escravizados, sendo autor consagrado, já aos 29 anos, e considerado o maior abolicionista do Brasil. 

.

Leia mais: Tribunal mais antigo das Américas escolhe a instituição mais antiga em defesa dos negros como a ganhadora da 1ª edição do Prêmio Luiz Gama 

.

Descrição da imagem: ilustrativa da medalha do Prêmio Luiz Gama [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA