O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) já pode contar com mais um instrumento ágil na resolução dos conflitos: o Prevjud. Trata-se do Sistema de Informação e Automação Previdenciária criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da Justiça 4.0. Lançado no final de agosto, a ferramenta, permitirá o acesso automático a informações previdenciárias e o envio de ordens judiciais ao Instituo Nacional do Seguro Social (INSS).
Todos os magistrados com cadastro ativo na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) podem ter acesso ao Prevjud. No portal do PJBA, a ferramenta está disponível no “Espaço do Magistrado”.
Ao acessar o sistema, o usuário terá o Dossiê Previdenciário – serviço com informações relacionadas à dados cadastrais do cidadão; a extratos previdenciários; histórico de créditos; carta de concessão e declaração de benefícios. Outro recurso disponível é o Dossiê Médico. Nele é possível ter acesso ao laudo das perícias médicas administrativas. Escolhido o campo de busca, é só inserir o CPF e o número do processo; e a solicitação requerida, após processada, poderá ser visualizada e exportada em formato pdf.
O PJBA acredita e aposta no uso da tecnologia para tornar os serviços prestados aos cidadãos cada vez mais céleres e eficientes. O Prevjud, parceria entre o CNJ e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), cumpre com esse intento. Recentemente, outra ferramenta foi colocada em circulação no portal do Tribunal baiano: o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (SNIPER).
Descrição da imagem: marca do sistema Prevjud e de órgãos parceiros {fim da descrição}.
#Pracegover #Pratodosverem