Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
COCEVID encerra o ano com reunião no Maranhão; Desembargadora do TJBA conduziu o evento
10 de novembro de 2025 às 18:16
COCEVID encerra o ano com reunião no Maranhão; Desembargadora do TJBA conduziu o evento

A Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e do Colégio de Coordenadores e Coordenadoras Estaduais da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (COCEVID), conduziu, nesta segunda-feira (10), a última reunião administrativa do ano, realizada no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em São Luís. 

O encontro do Colégio reuniu coordenadores e coordenadoras de todos os Tribunais de Justiça do Brasil, em um espaço de troca de experiências, avaliação dos avanços alcançados e planejamento de ações conjuntas para o ano de 2026. Também foi realizada a eleição da nova Comissão Executiva do COCEVID, reafirmando o compromisso coletivo com o fortalecimento da política judiciária de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

Em seu discurso de abertura, a Desembargadora Nágila Maria Sales Brito falou sobre a importância da união e da sensibilidade na condução das ações do colegiado, reafirmando o papel transformador do Judiciário no combate à violência de gênero: “Não fizemos tudo que desejávamos, porque ainda há muito a fazer, mas fizemos o que era possível, com coragem e, acima de tudo, com afeto”, afirmou. 

A magistrada expressou, também, a relevância da Resolução nº 639/2025 do CNJ, recentemente publicada, que consolidou a competência das Varas Especializadas nos crimes praticados contra mulheres e crianças, corrigindo distorções e fortalecendo a atuação integrada do sistema de justiça. 

Durante o evento, a Desembargadora anunciou que o tema da próxima edição da Revista Eletrônica do COCEVID continuará sendo “Direitos Humanos das Mulheres e Acesso à Justiça”, com lançamento previsto para janeiro de 2026, e fez questão de homenagear o Estado do Maranhão e a Cidade de São Luís, terra de Maria Firmina dos Reis, exaltando sua história, cultura e simbolismo como território de memória, resistência e identidade. 

A programação contou com a palestra da jurista e professora Alice Bianchini, que abordou o tema “Violência Institucional”, trazendo uma reflexão profunda sobre as práticas de revitimização e silenciamento que ainda ocorrem dentro das próprias instituições, inclusive no sistema de justiça. A palestrante enfatizou a necessidade de uma atuação sensível, humanizada e comprometida com a dignidade das mulheres, destacando que combater a violência institucional é parte essencial da efetivação dos direitos humanos e da justiça de gênero. 

O encontro encerrou-se em clima de celebração, compromisso e esperança, reafirmando o papel do COCEVID como um importante espaço de diálogo, cooperação e construção de políticas públicas que promovam uma justiça cada vez mais próxima das mulheres e da sociedade. 

Texto publicado: Ascom