A Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, inaugurou dois espaços na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na quarta-feira (23). Trata-se da sala de convivência para colaboradores terceirizados e do alojamento de tropa, este com instalações para acomodar os militares que compõem o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A iniciativa está em alinhamento a uma das diretrizes da Presidência no biênio 2024-2026, que é promover um ambiente de trabalho saudável e valorizar magistrados e servidores.
“É com grande satisfação que estamos promovendo duas importantes entregas. Contemplamos aqueles que nos apoiam diariamente, seja na proteção da integridade física dos colaboradores, seja no apoio da continuidade dos serviços da Justiça prestados neste Tribunal. Mais do que concretizar uma das diretrizes da gestão, a entrega desses espaços é um gesto de cuidado, respeito e reconhecimento por todo o empenho e dedicação com que são desempenhados os seus trabalhos”, expressou a Desembargadora Cynthia Resende.
Além da sala de convivência, onde os colaboradores terceirizados podem descansar e ter momentos de lazer no intervalo do expediente, o refeitório foi reformado e ampliado.
A colaboradora Renata Freitas, agente de limpeza, aprovou o resultado das obras e falou diretamente para a Presidente do TJBA. “Eu queria lhe dar um presente, mas o maior presente é agradecer o que fez por nós. É muita nobreza. Que Deus lhe dê saúde, porque o resto a gente trabalha e corre atrás”, afirmou.
Já o alojamento de tropa leva o nome do Soldado PM Anderson de Souza Santana, ex-integrante do GSI do TJBA morto em setembro de 2023, aos 43 anos, durante sua folga, em Salvador. A viúva do Soldado Santana, Roberta Costa, e o irmão dele, Ícaro Santana, estiveram presentes ao ato de inauguração. “Para mim, é uma honra enorme estar presenciando essa homenagem linda que fizeram para ele. Gratidão”, disse Roberta, que recebeu uma orquídea de presente da Presidente do Tribunal.
As reformas foram conduzidas pela Secretaria de Administração, liderada pela servidora Fernanda Dantas, que externou a relevância dos colaboradores terceirizados no apoio às atividades cotidianas do Tribunal de Justiça.
O GSI, órgão responsável por planejar e executar os procedimentos relativos à segurança dos magistrados, servidores e das instalações físicas do TJBA, tem como Chefe o Tenente-Coronel PM Rodrigo. Ele enalteceu a integridade e o comprometimento do Soldado Santana com a farda e a sociedade baiana, o que motivou a homenagem.