No Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA) desde março de 2025, o Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães e o Subcomandante Antônio Nascimento Lopes estiveram presentes no Gabinete da Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, na tarde do dia 7 de agosto. A primeira visita institucional desde que o Comandante-Geral assumiu o cargo foi marcada por troca de condecorações e fortalecimento da relação de cooperação entre os órgãos.
“Precisamos da força da PM para o cumprimento dos nossos mandados e para garantir a segurança do Tribunal, por isso a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça precisam estar sempre trabalhando em cooperação”, declarou a Presidente Cynthia Resende.
Durante o encontro, a Comenda do Mérito Três Marias, instituída pela PMBA para homenagear mulheres que se destacaram por suas ações em prol da segurança pública, foi entregue à Presidente. “A nossa comissão escolheu a Presidente Cynthia para receber a medalha, porque gostaríamos de outorgar a colaboração e a eficiência dela, que a tornaram destaque para a Polícia Militar e para a Segurança Pública”, contou o Comandante-Geral Antônio Carlos Silva Magalhães.
Ainda na ocasião, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do TJBA, Tenente-Coronel Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, entregou ao Coronel Magalhães a condecoração Força Amiga, título materializado em forma de moeda, que serve para distinguir autoridades civis e militares colaboradoras da segurança institucional do Poder Judiciário da Bahia.
“Hoje, fizemos a primeira entrega do título nº 62 ao Coronel Magalhães. A congratulação foi uma forma de agradecimento, visto que o efetivo do GSI é 100% oriundo da PMBA; portanto, nada mais justo do que fazer a entrega do primeiro título ao Comandante-Geral”, afirmou o Tenente-Coronel.