A Comarca de João Dourado realizou um mutirão do Projeto Pai Presente, que tem como objetivo realizar o reconhecimento de paternidade de forma gratuita. A ação foi promovida pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), por meio de parceria do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), da Prefeitura Municipal de João Dourado e da Faculdade Irecê (FAI), com o suporte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), sob a coordenação de Eliude Rosa.
O trabalho foi coordenado pelo Juiz César Augusto Carvalho de Figueiredo e supervisionado pela Instrutora e Mediadora Judicial Fabiola Monteiro Alves.
O mutirão aconteceu na segunda-feira (06). Além das coletas de exame de DNA, foram realizados reconhecimentos espontâneos de paternidade, inclusive socioafetivos, divórcios consensuais, acordos de alimentos e regulamentação de visitas, e prestação de orientações jurídicas para o público em geral.
A Psicóloga Ronicleia Pires, que participou do evento, compareceu vestida de personagem infantil. Ela promoveu atividades especiais para as crianças, como mesa de pintura facial e contação de histórias sobre o amor e a importância do vínculo familiar. O objetivo era ressaltar a importância da boa convivência, comunicação efetiva, amor e diálogo, assim como explicar que a presença e convivência com o pai também contribui para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
O Projeto Pai Presente teve apoio do Técnico Judiciário e Administrativo Luiz Naldo Bento, assim como dos demais servidores e colaboradores da Comarca. A Secretaria de Saúde do Município de João Dourado disponibilizou a Enfermeira Marlúcia Dourado para realização das coletas.
Participaram do evento, o Prefeito de João Dourado, Diamerson Costa Cardoso Dourado, e a Secretária de Assistência Social, Ediana Dourado; além dos integrantes da Equipe do Cejusc de João Dourado: a Advogada Rosilane Dourado, a Mediadora Judicial Acrissia Dourado, a Assistente Social Graziele Dourado, a Psicóloga Ronicleia Pires, a Atendente Jurídica Nilza Leda Dourado e a Atendente Jurídica Tatiara Dourado; as Voluntárias e Mediadoras Judiciais Vivian Dias e Claudete Novaes; e as equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Conselho Tutelar do Município.
Descrição da imagem: oito profissionais do mutirão do Pai Presente em João Dourado posando com cartaz do projeto. A parede ao fundo está decorada com desenho de flores e o nome “Pai Presente” [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem