A 14ª edição da Semana de Avaliações Periciais, iniciativa promovida pela Diretoria do Primeiro Grau (DPG) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), contemplou as Comarcas de Iaçu e Amélia Rodrigues no mês de agosto. A ação buscou acelerar a tramitação processual e considerou processos de interdição e curatela.
A iniciativa, que acontece desde o ano de 2022, visa auxiliar as comarcas que não dispõem de um profissional especializado na localidade para efetuar as perícias. Nesses casos, a DPG faz a ponte entre a unidade judicial e o perito, que se dispõe a se deslocar até a comarca. Na ocasião, o perito Bruno Nunes Passos Silva compareceu às cidades de Amélia Rodrigues, no dia 6 de agosto, e Iaçu, no dia 20, para realizar as perícias.
Ao todo, foram realizadas 55 perícias, número que contribui, de forma significativa, para o regular andamento dos processos, ampliando a quantidade de ações aptas à sentença, e representa um avanço importante para a garantia do acesso à Justiça, abarcando processos cujas partes estão em situação de maior vulnerabilidade.
Semana de Avaliações Periciais
Idealizada pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, sob a liderança da Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, a Semana de Avaliações Periciais Multidisciplinares tem colaborado para o julgamento mais célere das ações de interdição e curatela, além de aumentar a produtividade na prestação jurisdicional.