Terminam na quarta-feira (21) as inscrições para a quarta edição do Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que será realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de maio.
O objetivo do evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, é discutir temas específicos entre os agentes que lidam com a questão no cotidiano, para fins de capacitação e aperfeiçoamento profissional e institucional.
Em outubro de 2013, o Ministério da Justiça divulgou pesquisa inédita sobre tráfico de pessoas nos 11 estados de fronteira do Brasil. O estudo mostra que pelo menos 475 brasileiros, no período de 2005 a 2011, foram identificados como vítimas do tráfico de pessoas. A maioria deles é de mulheres entre 18 e 29 anos e adolescentes.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil possui características que dificultam o enfrentamento ao tráfico: é um país de origem, trânsito e destino de vítimas. Há casos de brasileiras vítimas de tráfico para fins de exploração sexual na Europa Ocidental, e paraguaias no Brasil vítimas do mesmo crime.
Com relação ao trabalho escravo, por exemplo, há bolivianos, paraguaios, peruanos, chineses e bangalis explorados no Brasil, assim como são encontrados brasileiros na Europa.
Promessas de contratação em clubes esportivos do exterior, de casamento com estrangeiros, de cirurgias de mudança de sexo e de trabalho como modelo são alguns dos muitos artifícios de traficantes para atrair as vítimas.
Clique aqui para fazer a inscrição de magistrado.
Clique aqui para fazer a inscrição.
Texto: Ascom TJBA, com informações do CNJ / Foto: EBC