A Comissão de Gestão do Teletrabalho (CGT) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) avançou nas ações voltadas ao aprimoramento da política de teletrabalho no Judiciário baiano. Como ponto alto de uma reunião realizada em novembro, esteve a apresentação do planejamento do módulo Orion, ferramenta integrada ao novo sistema de gestão de pessoas, ambos em desenvolvimento pela SETIM.
Pioneiro entre os tribunais brasileiros, o Orion nasce com a missão de consolidar, automatizar e ampliar a transparência das informações sobre o teletrabalho, em conformidade com a Resolução nº 11/2020 (artigos 22, 27, 28, 29 e 30).
Entre os benefícios previstos, estão: padronização de relatórios; centralização de dados; consultas em tempo real a sistemas judiciais e administrativos; redução de retrabalho; e maior eficiência na gestão das informações. Tudo isso aliado a uma experiência de uso mais fluida para servidores e gestores.
A exposição foi conduzida pela coordenadora do Escritório de Projetos, Nildete Gavazza; pela gerente de projetos, Júlia Braga; e pelo Product Owner, João Neto. O projeto conta, ainda, com o acompanhamento técnico de Fábio Costa, da SETIM, que atua no ajuste fino entre as demandas da Comissão e as funcionalidades do sistema.
Com a implementação do módulo Orion (prevista para o primeiro semestre de 2026), o Tribunal deverá alcançar um novo patamar na gestão do teletrabalho, alinhando-se às melhores práticas da administração pública e consolidando sua posição como instituição inovadora.
Durante a reunião, foram tratados temas como o saneamento de processos dos sistemas, melhorias no atendimento ao servidor, proposta de revisão da Resolução nº 11/2020, atualização do Portal do Teletrabalho e diretrizes para os relatórios semestral e anual. Também avançou a discussão sobre ferramentas de transparência e uniformização dos relatórios semestrais das unidades, no âmbito do Projeto “Orion”.
O encontro foi conduzido pelo Presidente da Comissão, Juiz Eduardo Leopoldino, com a participação da Juíza Suélvia dos Santos Reis; dos servidores Gersonara Haack, Alberto Abreu, Júlia Di Tullio, Marcus de Souza e Fábio Costa; e da estagiária de pós-graduação, Juliana Cana Brasil.
