Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Comissão de Memória celebra aniversário do jurista Ruy Barbosa com evento e outorga de medalha ao advogado e jornalista Joaci Góes 
16 de outubro de 2025 às 8:20
Comissão de Memória celebra aniversário do jurista Ruy Barbosa com evento e outorga de medalha ao advogado e jornalista Joaci Góes 

A Comissão Permanente de Gestão da Memória e o Fórum Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizam um evento de celebração à data de nascimento do jurista Ruy Barbosa (1849-1923) no dia 5 de novembro, às 17h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, situado na sede do TJBA. 

Na ocasião, será concedida a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao advogado, jornalista, empresário, escritor e ex-deputado Joaci Góes. Estarão na mesa de abertura para entrega da medalha a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do TJBA; o Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão Permanente de Gestão da Memória; o Desembargador Jatahy Júnior, Diretor-Geral da Unicorp; e o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Ouvidor Judicial. 

A medalha constitui a mais alta honraria conferida pelo Poder Judiciário do Estado da Bahia. Destina-se a galardoar “personalidades notórias, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Bahia e ao País”. 

O evento será realizado na modalidade híbrida e contará com apresentação musical, mesa de abertura, discurso do homenageado e transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do PJBA. 

A inscrição para celebração pode ser feita mediante o site da Unicorp-TJBA, através deste link. São 150 vagas presenciais e acesso irrestrito à transmissão on-line no canal do Poder Judiciário do Estado da Bahia no YouTube. 

Sobre o homenageado 

Joaci Fonseca de Góes nasceu na Fazenda São Bento, em Ipirá, filho de João de Souza Góes e Mariana Fonseca de Góes. Fez o curso primário nos arraiais de Ponto Alegre e Pau de Ferro. Aos 12 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde cursou o ginasial no Colégio Severino Vieira e o colegial no Colégio Central da Bahia. Concluídos os estudos preliminares, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi diplomado em 1963. 

Como empresário, atuou nos ramos da construção civil, agropecuária, indústria, educação e energia. Como jornalista, além de colaborar para a imprensa baiana, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do Jornal Tribuna da Bahia e coproprietário da Rádio e da TV Aratu. Como político, foi eleito deputado federal constituinte (1987-1989). Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios. 

Assina uma coluna semanal do Jornal Tribuna da Bahia; é comentarista da Rádio Metrópole; e consultor educacional das Obras Sociais Irmã Dulce. É titular da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira nº 7 que tem como Patrono José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. 

Foi eleito para presidir a Academia de Letras da Bahia em dezembro de 2018, tomando posse em março de 2019. É membro efetivo da Academia de Letras e Artes do Salvador e Membro da Academia Baiana de Educação. Atualmente, preside o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. 

Texto publicado: Ascom TJBA