O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) deu o primeiro passo para o processo de recrutamento de mediadores que atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Na última sexta-feira (12), os membros da Comissão responsável por conduzir a seleção realizaram a reunião de abertura dos trabalhos.
Convocado pela Desembargadora Marielza Brandão, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (Nupemec) e Presidente da Comissão, o encontro formalizou o início dos preparativos para o edital do processo seletivo. A ação reforça o compromisso do TJBA com a ampliação e qualificação dos serviços de conciliação e mediação no estado.
Além da Desembargadora Marielza, integram a referida Comissão, conforme o Decreto Judiciário nº 1060/2025, que a instituiu, as Juízas Lídia Izabella Gonçalves de Carvalho Lopes e Newcy Mary da Paixão Cunha, bem como a Servidora Carla Paranhos de Santana Nunes, que secretaria os trabalhos. Atuam, ainda, como suplentes, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus; o Juiz Gilberto Bahia de Oliveira; a Juíza Suélvia dos Santos Reis; e a Servidora Clarissa Rocha da Silva Salazar.
CEJUSCs – Criados através da Resolução CNJ nº 125/2010, os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos são unidades destinadas à realização de sessões e audiências de mediação e conciliação. As atividades do Cejusc contribuem para impulsionar as ações de cidadania e reduzir a litigiosidade.
Interessados devem procurar o setor pré-processual do Cejusc mais próximo de sua residência e solicitar o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação.
Acesse a página do Nupemec e encontre o Cejusc mais próximo de você.