A reunião do Comitê de Gestão de Pessoas, ocorrida no dia 16 de setembro, foi realizada, pela primeira vez, no AxéLab, o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça da Bahia. Os principais pontos abordados na reunião foram a Agenda 2030 da ONU; pesquisas sobre os oficiais de justiça e o plantão do 1º Grau; e o novo programa de estágio de graduação.
O Comitê de Gestão de Pessoas é coordenado pelo Juiz Leonardo Rulian Custódio, que abriu a pauta destacando a relação da Agenda 2030 com o planejamento estratégico do TJBA. De acordo com a Resolução nº 325 do Conselho Nacional de Justiça, os órgãos do Poder Judiciário deverão alinhar seus respectivos planos estratégicos à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e se pautar, no que couber, pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Em outro ponto da pauta, o chefe do plantão do 1º Grau, Rogério Couto, comentou alguns pontos da pesquisa sobre o assunto. Em seguida, o oficial de justiça Itailson Paixão elucidou as dificuldades enfrentadas pela categoria na execução dos mandados.
Já a Juíza Michelline Bittencourt fez uma breve explanação a respeito do novo programa de estágio de graduação, que se encontra em fase final de execução. A Secretária de Gestão de Pessoas, Viviane da Anunciação, detalhou a estruturação do programa. O ato normativo relacionado ao estágio será apresentado na próxima reunião do Comitê, agendada para 14 de outubro. O encontro desta semana foi o sexto do ano.
Nele, tratou-se, também, dos eventos que serão organizados pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) ao longo do mês de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10).
“A inovação na área da gestão de pessoas traz a necessidade da aplicação de novas tecnologias, ideias e procedimentos com o objetivo principal de melhoria na gestão de pessoal, no sentido de desempenho da organização, com a necessária criatividade. É justamente a comunicação entre o Poder Judiciário da Bahia, através dos órgãos diretores e suas pessoas, que permitirá a participação coletiva na tomada de decisões tendo como norte a Agenda 2030, já que, através da Resolução CNJ nº 325, os órgãos do Poder Judiciário deverão alinhar seus respectivos planos estratégicos à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Nesse contexto, destacam-se as pesquisas elaboradas e aplicadas pelo Comitê de Gestão de Pessoas, como exemplos, residência Jurídica e Plantão de 1º Grau, em um sentido de atingir tal finalidade”, comentou o Juiz Leonardo Rulian Custódio.
Fábio Martins, Coordenador de Governança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), realçou que realizar a reunião no AxéLab é simbólico. O espaço, inaugurado no dia 29 de agosto, mantém uma programação de atividades pautadas em inovação. Magistrados e servidores estão convidados a conhecer, participar e colaborar.
Além dos já citados, participaram da reunião: o Juiz Adriano Vieira de Almeida; a Juíza Élbia Araújo; e as servidoras Maria Lenilda Cordeiro de Almeida, Yasmym dos Santos Gomes e Cristina Hireche.
.
Descrição da imagem: Integrantes do comitê sentados debatendo as assuntos da reunião [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem