O segundo dia de programação do III Encontro Nacional do Eproc, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi marcado pelo compartilhamento de experiências exitosas dos tribunais que implantaram o sistema eproc desde 2009, quando foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Magistrados, gestores negociais e técnicos realizaram palestras e apresentaram, com números e estatísticas, os resultados expressivos das atividades desenvolvidas até o momento, incluindo todas as ferramentas idealizadas e compartilhadas para melhorar a justiça digital.
Os temas abordados incluíram:
– Implantação do eproc no TJMG: desafios, estratégias e próximos passos
– Cases: soluções de Inteligência Artificial
– Implantação do eproc – Jornada de implantação – Governança
– Gestão de Processos no eproc – Estratégias e Dicas Práticas
– Núcleo de Justiça 4.0 – Benefício por incapacidade ATP do início ao fim
– Tramitação ágil das aposentadorias – Um novo paradigma
– Classificador por conteúdo: apoio inteligente para automatizações no eproc
– Eproc na “Nuvem” e Gestão de gabinetes no 2º Grau
Os temas envolveram a plateia, que aproveitou para esclarecer dúvidas sobre as fases de implantação e planejamento do sistema. Os papéis institucionais de cada um no modelo Eproc, a classificação das demandas e a integração com as ferramentas disponíveis foram temas relevantes apreciados pela comitiva do Tribunal de Justiça da Bahia.
A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, acompanhou, ao lado do Desembargador Paulo Jorge, dos Juízes Assessores Especiais Rita Ramos e Gustavo Teles, de Secretários e de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização, cada passo importante para o sucesso da implantação do eproc, inclusive os casos apresentados pelos tribunais que já desenvolveram o sistema no país.
Os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e do Tocantins vão auxiliar os trabalhos durante o processo de implantação do novo sistema na Bahia.
O III Encontro Nacional do Eproc começou na segunda-feira (5) e termina nesta quarta (7), em Belo Horizonte.
Leia também: TJBA adere ao novo Sistema de Processo Judicial Eletrônico (Eproc), em evento no TJMG