A Diretoria de Suprimento e Patrimônio (DSP) é responsável pelas atividades relativas à aquisição e administração de suprimento de material, de bens móveis, imóveis e do controle patrimonial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). É o setor que elabora a programação orçamentária relativa à Unidade e suas Coordenações, além de acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos pertinentes à sua área de atuação.
Segundo a Diretora Gilse Maquieira, entre as ações que estão sendo implantadas durante a atual gestão, está prevista a participação em um curso na área de Gestão Patrimonial, a ser realizado pela Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp), visando a incrementar a qualificação técnica de Servidores e, consequentemente, os serviços prestados.
Com o objetivo de alinhar e melhorar continuamente os fluxos de trabalho, a DSP realiza frequentes reuniões com as unidades demandantes, o que gera um atendimento mais célere na prestação de serviços. A Diretoria conta com 3 coordenações: Patrimônio (Copat); Compras (CCOMP); e Distribuição (Codis).
A Copat, coordenada pelo Servidor Marcos Castro, promove o registro, o controle de movimentação, além do cadastramento e tombamento dos bens móveis e imóveis utilizados pelos Órgãos do Poder Judiciário. O setor também é responsável por avaliar o estado de conservação e armazenamento de materiais e equipamentos inservíveis, sempre propondo o seu reaproveitamento ou possível doação, visando à sustentabilidade.
A CCOMP é coordenada pelo Servidor Jorge Medrado e realiza a revisão dos termos de referência, principalmente, das especificações dos materiais a serem adquiridos, buscando sempre a anuência da área demandante. Evita-se, assim, possível aquisição de produtos equivocados, diminuindo a probabilidade de licitações fracassadas.
Já a Codis, sob coordenação do Servidor Pablo Castro, é responsável por distribuir todos os bens de consumo e permanentes para as 278 unidades judiciarias, por meio de uma logística de rotas pré-definida. Atualmente, a Codis enfoca a participação ativa e integral no Núcleo Socioambiental do TJBA, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, fomentando o consumo consciente e gerindo por uma eficiente economia e disciplina com os recursos e insumos.
Confira a mensagem da Diretora de Suprimento e Patrimônio da Corte baiana para os ouvintes da Rádio Web TJBA.