Promover a aproximação entre a comunidade acadêmica e o Poder Judiciário por meio de palestras e visitas técnicas ao Fórum Ruy Barbosa e à sede do Tribunal de Justiça, onde funcionam, respectivamente, as Justiças do 1º e do 2º Graus. Este é o intuito do Projeto Conhecendo o Judiciário.
Para a prestação dos serviços jurisdicionais, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) conta com vários setores e unidades que compõe a estrutura do Tribunal, entre eles está o Núcleo de Arrecadação e Fiscalização (NAF). O NAF tem outras três unidades: Coordenação de Arrecadação (COARC), Coordenação de Fiscalização (COFIS), Central de Custas Judiciais (CCJUD) e, para explicar o funcionamento, o servidor do NAF Adolfo Ferri, conta a função e a importância de cada uma. Além disso, Ferri apresenta também o Tribunal Pleno, formado pelos 61 Desembargadores do PJBA.
O Projeto – Em 2019, 2.906 alunos acompanharam as ações do projeto, entre estudantes do curso de direito de faculdades da capital e do interior da Bahia. A edição 2020 teve início em março, mas, por conta da pandemia do Covid-19, a realização das visitas foi suspensa, até ulterior determinação.
De qualquer maneira, o canal de comunicação permanece aberto para esclarecimento de dúvidas (conhecendojudiciario@tjba.jus.br).
Veja também:
Conhecendo o Judiciário: com 411 anos de história, o PJBA é um marco no Judiciário brasileiro
Conhecendo o Judiciário: saiba mais sobre o Fórum Ruy Barbosa