Repleto de símbolos que ajudam a contar a história da Bahia e do Brasil, o Fórum Ruy Barbosa se tornou um marco importante para o Judiciário baiano. O local serviu de sede para o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) até março de 2000, quando o Fórum passou a abrigar apenas a primeira instância e algumas unidades judiciárias.
A construção do local começou em 1934, incentivada pelo Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt, presidente do PJBA que, na época, era chamado de Corte de Apelação. Quinze anos depois do início das obras, o Fórum foi inaugurado durante as comemorações do centenário do jurista Baiano Ruy Barbosa, que dá nome ao local.
Conheça mais sobre os aspectos históricos e culturais do Fórum Ruy Barbosa
O Fórum abriga os restos mortais de Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta Viana Bandeira, trazidos do Rio de Janeiro; biblioteca com mais de 45 obras, salões nobres para realização de solenidades e julgamentos. Além disso, há também o Memorial do Poder Judiciário, com mais de 80 peças históricas.
Saiba mais sobre a composição do Fórum Ruy Barbosa