Atento ao cuidado com a saúde de magistrados, servidores e cidadãos que frequentam as instalações do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Coordenação de Saúde Ocupacional (COSOP) disponibiliza Mapa de Riscos das unidades judiciais e administrativas.
Trata-se de representação gráfica com a indicação dos riscos existentes no local, visando informar e conscientizar os colaboradores sobre os cuidados e as precauções para manter o ambiente seguro. Os Mapas serão exibidos em local visível na entrada dos setores e também estarão acessíveis na página + Saúde, a fim de que aqueles que acessam o espaço tenham ciência dos riscos existentes, de modo a possibilitar uma postura coerente e preventiva.
Caso o magistrado ou servidor tenha interesse em receber por e-mail o Mapa de Risco, deve entrar em contato com a COSOP pelo telefone 3372-5652 ou pelo e-mail cosop@tjba.jus.br, para solicitar o documento. Gradativamente, serão enviadas as unidades cada mapa correspondente ao setor.
“É um instrumento preliminar de identificação e classificação dos riscos, para informação e orientação a todos os que ali trabalham e a outros que, eventualmente, transitem pelo local. Além disso, pode contribuir para diminuir a ocorrência de acidentes do trabalho”, destaca o Coordenador de Saúde Ocupacional, Marcos Lage.
O Mapa avalia cinco tipos de riscos: físico, químico, biológico, ergonômico e acidente. Cada um deles é analisado considerando três níveis: tolerável, moderado e alto. O balanço da análise é resultado da classificação do Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) estabelecido no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR) e que pode variar do 1 ao 11. O GHE indica o grau de exposição semelhante, referente a um grupo de trabalhadores que atuam no mesmo espaço.
A iniciativa integra o Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais (PPRO), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), que objetiva garantir segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, em atenção ao que determina a Resolução CNJ n. 207/2015, cujo teor instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. Além do mapeamento de riscos, o programa contempla as medidas de segurança e saúde ocupacional estabelecidas e regidas por leis ou normas regulamentadoras brasileiras em vigor, passíveis de serem implantadas na instituição.
Descrição da imagem: sala do Fórum Ruy Barbosa com uma placa ilustrativa do mapa de risco {Fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover