Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fonajus, Desembargador Mário Albiani Júnior participa do XX Congresso da Associação Bahiana de Medicina
12 de setembro de 2025 às 18:02
Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fonajus, Desembargador Mário Albiani Júnior participa do XX Congresso da Associação Bahiana de Medicina

O Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional da Saúde (Fonajus/CNJ) e integrante do Comitê Gestor do E-NatJus do CNJ, Desembargador Mário Albiani Júnior, participou da mesa de honra do XX Congresso da Associação Bahiana de Medicina (ABM), realizado nos dias 11 e 12 de setembro. O encontro reuniu autoridades da saúde, do judiciário e representantes de entidades médicas, além de especialistas de áreas diversas, em um debate em torno dos avanços, desafios e perspectivas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Na abertura, o destaque foi a aula inaugural “Estamos Vivendo uma Epidemia de Autismo? TEA – Desafios e Fatores Confusionais Diagnósticos”, conduzida pelo psiquiatra e pesquisador Paulo Mattos, com mediação do neurologista Daniel Azevedo.  

O Desembargador do TJBA afirmou que o TEA representa um desafio crescente para o sistema de saúde. “No Brasil, estima-se mais de 2 milhões de pessoas com autismo, o que gera desafios tanto no âmbito da saúde pública, quanto da saúde suplementar, já que as operadoras frequentemente impõem barreiras ao tratamento, limitando o número de sessões terapêuticas, além das dificuldades de autorização para terapias comportamentais, o que leva a uma crescente judicialização”. 

Com a programação repleta de palestras, mesas redondas e debates, a sexta-feira contou com quatro painéis centrais, abordando temas como diagnóstico, comorbidades, políticas públicas, terapias e o papel da rede de apoio no tratamento do TEA. Durante a tarde, houve participação especial do presidente da Associação Autistas Brasil, Guilherme de Almeida, que integrou o painel “Inclusão, Políticas Públicas e Ética no Cuidado ao Autismo”, debatendo sobre Desafios da Inclusão Educacional. 

Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fonajus, Desembargador Mário Albiani Júnior participa do XX Congresso da Associação Bahiana de Medicina

O encontro aconteceu na sede da Associação Bahiana de Medicina, no bairro de Ondina, em Salvador, e atraiu profissionais de outros estados, motivados a obter conhecimento e trocar experiências sobre o tema. 

“O autismo demanda olhar integral da medicina e uma atenção especial pelo Poder Judiciário, e por isso eventos como este são extremamente importantes, pois permitem o aprofundamento na temática através de ricos debates entre os profissionais da área, reforçando a importância de uma abordagem interinstitucional sobre o assunto”, completou o magistrado. 

Além do Desembargador Mário Albiani Júnior, compuseram a mesa de honra: o diretor da AMB, Rômulo Capello; o Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), José Carlos Ribeiro; a Promotora de Justiça Rocio Garcia Matos, representando o Ministério Público do Estado; e a diretora do Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências, Normélia Quinto, representando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.  

Texto publicado: Ascom TJBA