Uma reunião entre representantes do Tribunal de Justiça da Bahia e da Prefeitura de Salvador discutiu a criação de um programa de educação ambiental e sustentabilidade voltado a crianças e adolescentes atendidos pelo TJBA por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude.
O encontro ocorreu segunda-feira (13), na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), com a presença do Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da Infância e da Juventude do TJBA; da Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo; de Simone Café, representante da Secretaria Municipal da Educação; e do Diretor-Geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
A ideia surgiu a partir do conhecimento de outras experiências exitosas e está em fase de construção. A iniciativa pretende despertar, entre o público infantojuvenil, uma consciência voltada à responsabilidade ambiental e ao desenvolvimento sustentável, incentivando atitudes que contribuam para um futuro mais equilibrado e harmonioso.
A ideia de envolver a Codesal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) decorreu da observação dos resultados positivos de ações semelhantes já desenvolvidas por essas instituições no estado. Nesse contexto, o TJBA busca consolidar parcerias estratégicas para promover a formação cidadã e o engajamento dos jovens nos temas mencionados.
“A criança de hoje será a responsável pela condução do futuro. É necessário prepará-la com responsabilidade e compromisso com o equilíbrio ambiental, evitando danos à natureza”, destaca o Desembargador Salomão Resedá.
A Coordenadoria da Infância e Juventude atua na proteção integral de crianças e adolescentes, através de ações que fortalecem a rede de garantia de direitos e promovem oportunidades de desenvolvimento humano e social.