A Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, por meio da Diretoria do Primeiro Grau (DPG), deu início ao projeto de “Validação de Processos Migrados – PJe 1º Grau”. A ação tem por escopo a prestação de auxílio às unidades do primeiro grau, cíveis e criminais, na validação dos processos migrados do sistema SAJ para o sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico).
A primeira unidade contemplada, este ano, pela atividade de liberação dos processos no sistema PJe, foi a Vara Crime de Wenceslau Guimarães. A equipe da Diretoria do Primeiro Grau validou mais de 600 processos da vara, entre 01/02/2022 e 21/02/2022. Trabalho que possibilitará a otimização do saneamento que será realizado, posteriormente, na unidade.
O projeto de “Validação de Processos Migrados – PJE 1º Grau” representa um dos anseios da atual gestão, no sentido de finalizar o procedimento de migração e contribuir para a implementação do sistema único.
Após a validação operacionalizada pela equipe da DPG na Vara Crime de Wenceslau Guimarães, a unidade poderá tramitar os processos no novo sistema, proporcionando aos jurisdicionados mais celeridade e efetividade no andamento das demandas.
As próximas unidades a serem beneficiadas pelo projeto serão selecionadas e divulgadas pela DPG, conforme calendário previamente estabelecido.
A Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, criada na atual gestão, pelo Decreto Judiciário nº 69, abrange todas as 203 comarcas e 496 varas existentes na Bahia, excluídas as unidades do sistema de Juizados Especiais. Foi instituída com o propósito de promover iniciativas para o aprimoramento da prestação jurisdicional na primeira instância, otimizando o trabalho já desenvolvido pela Diretoria de Primeiro Grau. A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende foi designada pela presidência para dirigir a coordenadoria.
Audiodescrição da imagem principal da matéria: imagem de fundo branco com a marca da CAPG em azul e a frase Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, em vermelho [Fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover