A criação de um fluxo de comunicação direta entre os Cartórios Integrados, as Varas das Garantias e os diretores da Polícia Civil do Estado da Bahia, como forma de garantir maior efetividade e celeridade nos inquéritos policiais e medidas cautelares, foi um dos pontos principais tratados nas reuniões que ocorreram entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e a Polícia Civil do Estado da Bahia. A ação ocorreu entre os dias 16 e 18 de setembro.
Esses encontros reforçaram a importância do diálogo entre as instituições. Além disso, marcaram o empenho em implementar melhorias nos processos com foco no fortalecimento dos inquéritos policiais, na eficiência das audiências de custódia e na busca por uma Justiça mais ágil e efetiva para a sociedade baiana.
Do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), estiveram presentes: o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank; o ex-Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Castelo Branco; a Juíza Auxiliar da CGJ, Maria Helena; os Juízes Titulares da 1ª, 2ª e 3ª Varas das Garantias, Horácio Moraes Pinheiro, Luís Henrique Araújo e Maurício Albagli Oliveira; e o Juiz Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJBA), Antônio Faiçal. Também participaram: o Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana; a Delegada-Geral Adjunta, Márcia Pereira; o Chefe de Gabinete da Polícia Civil, Delegado Ivo Tourinho; e delegados diretores de departamentos e coordenadores.