O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Corregedoria Geral da Justiça, iniciou, no dia 9 de fevereiro, o esforço concentrado para atuar no saneamento da Vara Cível na Comarca de Conceição do Coité. O esforço concentrado é uma ação estratégica para aumentar a celeridade e reduzir o acúmulo de processos.
A solenidade contou com a presença do Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Salomão Resedá; do Juiz da Vara Cível, Thiago Mattos de Matos; do Juiz da Vara Criminal, Gerivaldo Alves Neiva; e de representantes da OAB, Ministério Público, Procuradoria Municipal, Câmara de Vereadores, além dos juízes que participarão dos trabalhos, coordenados pela Juíza Auxiliar da Corregedoria, Júnia Araújo.
O Desembargador Salomão Resedá comentou que a ação busca cumprir as Metas Nacionais do Judiciário, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça, e, principalmente, evidencia o comprometimento do Tribunal de Justiça da Bahia em se aproximar da população na busca de resolução dos conflitos.
O esforço concentrado pretende apreciar processos relacionados à Meta 2, que julga os processos pendentes mais antigos. Ontem à tarde, foi realizada uma audiência pública para que a população apresentasse suas demandas vinculadas à Corregedoria.
A duração do saneamento é de três meses. Após esse período, a unidade continuará sendo assistida com o objetivo de manter os resultados e agilizar os processos.
