Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Corregedoria Geral do TJBA realiza lançamento de livro com crônicas dos reeducandos da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, em Salvador
1 de setembro de 2023 às 18:03
Corregedoria Geral do TJBA realiza lançamento de livro com crônicas dos reeducandos da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, em Salvador

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA) realizou o lançamento de um livro com crônicas dos reeducandos da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, localizada no bairro de Castelo Branco, em Salvador, nesta quinta-feira (31). A ação faz parte do projeto Virando a Página, que busca promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade por meio da leitura.  

“Quero sempre pensar em um Poder Judiciário que traga inclusão, cuide das pessoas e abra portas”, declarou o Corregedor-Geral de Justiça do TJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Cabe salientar que a iniciativa conta com o apoio do Presidente do judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.  

Esse já é o segundo livro lançado em uma penitenciária pela CGJ, por meio do projeto Virando a Página. Em julho deste ano aconteceu o primeiro lançamento, na Penitenciária Lemos de Brito (PLB). 

A Juíza Auxiliar da CGJ Liz Rezende descreveu o sentimento de ver a expansão do projeto. “Reconheço uma contribuição inestimável de várias pessoas para que as ações da Corregedoria tenham atingido os resultados já conquistados e, especialmente, do professor Everaldo Carvalho e do editor Alex Giostri. Sinto-me muito realizada com o que foi feito até aqui”, compartilhou.  

As crônicas foram produzidas durante uma oficina literária conduzida pelo editor Alex Giostri. Ele trabalhou com os reeducandos três eixos: infância, sistema prisional e perspectiva de vida.  

É importante destacar que familiares dos autores estiveram presentes durante o lançamento. 

“É um grande incentivo da SEAP e do Tribunal da Justiça para a ressocialização dos presos”, foi como o Diretor da Colônia Penal, Marcelo Neri Magalhães, descreveu a experiência. Já o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, José Antônio Maia, disse que “espera que com a leitura, os reeducandos consigam enxergar novos horizontes, distante do passado deles”. 

Corregedoria Geral do TJBA realiza lançamento de livro com crônicas dos reeducandos da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, em Salvador

Também na quinta-feira (31), ocorreu o encerramento de uma oficina literária no Conjunto Penal Masculino de Salvador, na Mata Escura.  Na oportunidade, foi celebrada a etapa final do processo, e agora o próximo passo é a edição das histórias escritas, com o objetivo de que ocorra também a publicação de um livro.  

Participaram das ações, além dos já citados, a Juíza Rosemunda Souza Barreto, Titular da 1ª Vara de Tóxicos de Salvador; a Juíza Maria Angélica Carneiro, Titular da 2ª Vara de Execuções Penais da capital; a Diretora Adjunta do Conjunto Penal Masculino, Claudia Natted; o Diretor do Conjunto Penal Masculino, Clésio Sobrinho; o Diretor-Geral do Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto, Gideon Ribeiro Cardoso; e o Vice-Diretor José Antônio Sousa Matos. 

As oficinas literárias também já aconteceram no interior do Estado, constituindo um desdobramento do Projeto Virando a Página, que promove rodas de leituras entre pessoas privadas de liberdade e tem por objetivo o estímulo à leitura, à expressão oral, à elaboração de relatórios, para que, a partir de tal produção textual ou oral, o(a) reeducando(a) possa ter direito à redução de pena, conforme Resolução CNJ 391/21 e  Provimento CGJ/CCI 12/22.    

Descrição da imagem: Reeducando autografando livro, durante o lançamento [fim da descrição].     

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom PJBA