O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebe, pela primeira vez, a exposição do Artista Plástico Luíde Araújo Coutinho, no átrio do prédio principal. Criado no bairro do Candeal e estimulado a pintar por Carybé, o Pintor traz telas sobre casarios e figuras da cultura africana, na mostra ‘De lá do Candeal’, que fica no TJBA até sexta-feira (28).
Foi aos onze anos de idade, vendo os artesões trabalhando no Pelourinho, que Luíde descobriu o talento para a arte. Em 1986, ele começou a trabalhar na Galeria Carybé e teve a oportunidade de conhecer outros artistas como Dorival Caymmi, Jorge Amado e o próprio Carybé.
Muitas de suas obras representam o Candeal, bairro onde nasceu e cresceu. “Represento a minha comunidade e tem muitos artistas lá. É um bairro que me fez crescer com diversas inspirações, então eu admiro o Candeal e trago a minha visão de lá”, comenta o Artista.
No âmbito do TJBA, além da sede do Judiciário, há áreas disponíveis para exposições nos prédios do Fórum Ruy Barbosa e do Fórum do Imbuí, também na capital baiana. Os interessados em expor podem se inscrever, presencialmente, na Assessoria de Ação Social (prédio-sede), setor ligado à Presidência da Corte, ou por e-mail, enviando mensagem para acaosocial@tjba.jus.br e/ou centrocultural@tjba.jus.br.
Descrição da imagem: Artista Luíde Araújo Coutinho posando ao lado de um de seus quadros
#precegover #pratodosverem