O desembargador Eserval Rocha nasceu na Vila de Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, no dia 03 de setembro de 1951. Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1976. Advogou até 1981, quando ingressou na magistratura, tomando posse na Comarca de Santana. Em 1983 foi promovido para a Comarca de Euclides da Cunha e em 1987 para a 3ª Vara Cível da Comarca de Jequié, ambas promoções por merecimento. Também em 1987 foi transferido para a Vara Cível da Comarca de Ipiaú e em 1990 obteve promoção por merecimento para a 19ª Vara de Substituições de Salvador.
Atuou como Juiz Substituto e Juiz Plantonista em diversas comarcas do interior, exerceu a função de Juiz Auxiliar da Corregedoria, Juiz Corregedor Auxiliar, além dos cargos de Juiz das Turmas Recursais dos Juizados Especiais da Capital e Juiz Convocado para a 1ª Câmara Cível e 1ª Câmara Criminal.
Em 2002, elegeu-se presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e, no ano seguinte, escolhido Desembargador, pelo critério de merecimento. Em 2006 foi designado presidente da 1ª Câmara Criminal, eleito para Juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e para o Conselho da Magistratura.