Reconduzido para o biênio 2025/2027, o Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Abelardo Paulo da Matta Neto, tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em cerimônia realizada nessa quinta-feira (24). A solenidade, que foi realizada no Auditório do TJBA Desa. Olny Silva, contou com a presença de autoridades, membros da Corte e familiares.
Clique aqui e assista à posse na íntegra
Confira as fotos da solenidade
Uma comissão formada pelos Desembargadores Eleitorais Pedro Rogério Castro Godinho, Moacyr Pitta Lima Filho, Maízia Seal Carvalho e Danilo Costa Luiz foi designada para conduzir o Desembargador Abelardo da Matta até o palco, onde ocorreu a cerimônia de posse.
A entrada foi embalada pela canção “Caçador de Mim”, interpretada pelo Coral do TRE-BA. Em seguida, o Desembargador prestou o compromisso e assinou o termo de posse. Para o Presidente do TRE-BA, “o gesto de confiança dos meus pares me permite dar continuidade ao trabalho iniciado em abril de 2024, quando fui escolhido para presidir o TRE e enfrentei um dos maiores desafios da minha vida profissional: a realização das Eleições Municipais em 417 cidades do nosso imenso estado da Bahia, o quarto maior colégio eleitoral do país. Assim, com humildade e profundo senso de responsabilidade, sou reconduzido à Presidência deste honrado Tribunal Regional Eleitoral, guiado pelos mesmos princípios que sempre nortearam minha trajetória: gratidão, trabalho e lealdade”, ressaltou o Desembargador Abelardo da Matta.
Em nome dos membros da Corte, o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador do TJBA Maurício Kertzman Szporer, fez a saudação ao colega reconduzido. “Abelardo, renovo, publicamente, minha disposição para seguir ao seu lado como Corregedor e amigo nesta jornada de aperfeiçoamento institucional. Tenho convicção de que seu trabalho será perene e marcará não apenas o presente, mas também o futuro”, ressaltou o Vice-Presidente do TRE-BA.
Compuseram a Mesa de Honra da cerimônia o Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a Primeira Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Deputada Fátima Nunes, representando a Presidente da ALBA; o Senador da República, Ângelo Coronel; o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ex-Presidente do TRE-BA, Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano; o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; o Vice-Governador da Bahia, Geraldo Júnior; o Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Vereador Carlos Muniz; o Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Desembargador Jefferson Alves Silva Muricy; a Diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Juíza Federal Sandra Lopes Santos de Carvalho; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Conselheiro Marcus Presídio; o Corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Conselheiro Plínio Carneiro Filho, representando o Presidente do TCM; a Defensora Pública Geral da Bahia, Camila Canário; o Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Emmanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho, representando a entidade; e a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, Daniela Borges.