O Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) no biênio 2022-2024, participou da mesa de abertura da 5ª edição itinerante do Projeto ‘Educação é da Nossa Conta – Na Estrada’, realizada no bairro de Paripe, em Salvador. O programa promoveu o diálogo entre as instituições públicas e a discussão de soluções possíveis para problemas na área de educação.
No dia 31 de julho, reuniram-se, no auditório do Colégio Estadual Barros Barreto, mais de 300 pessoas, entre professores, lideranças políticas e gestores. Os participantes do evento tiveram acesso a 11 minicursos com temas como inclusão, financiamento educacional, combate ao racismo, agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e uso de dados para a gestão pública.
O projeto é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MPBA), o TJBA, a Defensoria Pública, o Ministério Público de Contas (MPC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria de Educação do Estado (SEC/BA).
Na ocasião, o Desembargador Nilson Castelo Branco, ex-Presidente do TJBA, ressaltou o papel da escola pública e dos professores na formação dos cidadãos e no enfrentamento à violência contra crianças. “A educação é revolucionária. E para fazer essa revolução, não é preciso violência, mas investimento e compromisso”, disse o Magistrado que representou a Desembargadora Presidente Cynthia Resende no evento.
Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de educação, servidores do controle social, cidadãos, conselheiros de educação, movimentos e organizações sociais, além de profissionais do controle externo e interno, defensores, promotores, auditores, procuradores e ouvidorias públicas. Além de gestores escolares, professores e a comunidade acadêmica.