O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Salomão Resedá, Coordenador da Infância e Juventude (CIJ), fez uma visita institucional à sede da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/Pituaçu), em Salvador, no dia 22/05, a fim de parabenizar o trabalho do Soldado Lucas Oliveira Borges da Polícia Militar da Bahia (PMBA) que, voluntariamente, foi para o Rio Grande do Sul ajudar nos resgates aquáticos das vítimas das enchentes no estado.
Na visita, o Desembargador Salomão Resedá pôde conhecer melhor a história do Soldado que participou dos resgates, conversar com a Comandante da Companhia, Major Érica Patrícia, e estreitar os laços institucionais entre o Tribunal e a Polícia Ambiental. Na oportunidade, o Magistrado presentou o Soldado Lucas e a Comandante com publicações do TJBA e, ao final, conheceu e cumprimentou um batalhão de alunas soldado da COPPA.


Enquanto acontecia a visita, o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, a pedido do Desembargador Salomão Resedá, sugeriu e foi aprovado no Tribunal Pleno do TJBA uma moção de aplauso, dirigida ao SD 1ª CL PM Lucas Oliveira Borges, aprovada de forma unânime, com encaminhamento ao Comandante-Geral da PMBA para fazer constar na ficha funcional do soldado.
Para o Coordenador da CIJ, essa foi uma visita de reconhecimento e gratidão. “Pela bravura e pela voluntariedade do Soldado Lucas, que se deslocou da Bahia para socorrer aquelas vidas que estavam se extinguindo em razão da catástrofe, principalmente, as vidas infantis”.
A tragédia no Rio Grande do Sul, caracterizada por enchentes e alagamentos, atingiu 2,3 milhões de pessoas. Segundo dados oficiais, a cada dez gaúchos, dois sofreram com o impacto das chuvas. As cidades atingidas chegaram a 463 (93% do total). Cerca de 180 mil pontos ficaram sem energia elétrica. Para ajudar nas buscas, o Soldado Lucas, que tem experiência em pilotar motos aquáticas e em mergulho, se ofereceu como voluntário para ajudar nos salvamentos no sul do país.
“Penso em todas as pessoas que conseguimos salvar. Cerca de 1300 foram resgatadas nos 10 dias que passei por lá”, compartilhou o Soldado. Entre as histórias, a que mais o emocionou foi o resgate de um bebê de 11 meses e de um menino que abriu um sorriso ao ver que estava em segurança, momento eternizado por Lucas em uma tatuagem.
Quer saber como ajudar?
O TJBA recebe, até o dia 31 de maio, doações em prol das vítimas no Rio Grande do Sul. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Assessoria de Ação Social. Os itens necessários para doação incluem roupas para adultos e crianças; roupas de cama; produtos de higiene pessoal; fraldas descartáveis; alimentos não perecíveis; sacos de lixo; água mineral; e ração para cães e gatos. É preferível que os itens estejam embalados e identificados. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos:
Edifício-sede do TJBA – 5ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, 560, Ed. Arx Tourinho, Sala 307, Prédio Anexo – CAB, Salvador/BA;
Fórum Ruy Barbosa – Praça D. Pedro II, s/n, Nazaré, Salvador/BA;
Fórum Regional I (Imbuí) – Rua Padre Casimiro Quiroga, 2403, Imbuí, Salvador/BA;
Fórum Criminal de Salvador – Av. Ulysses Guimarães, 1469, Sussuarana, Salvador/BA.
Descrição da imagem: Desembargador Salomão ao lado de outras pessoas que participaram da visita {Fim da descrição}. #pratodosverem #pracegover


